Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Trick or treats: Halloween nos Estados Unidos

Como é comemorado o Halloween nos Estados Unidos: fantasias, festas e abóboras.

A tradição do Halloween americano
19170

Acredita-se que os celtas criaram as primeiras tradições do Halloween na Irlanda e outras regiões da Grã-Bretanha para celebrar seus antepassados mortos por acreditarem que neste período de outubro a barreira entre o mundo dos mortos e vivos fica mais fina. Mesmo com a modernização da data, os irlandeses ainda mantêm alguns costumes de antigamente, como acender fogueiras.

 

Depois, a religião cristã modificou a dala, que passou a ser conhecida como All Hallow’s Eve, a noite que antecede o dia 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos. Foram os imigrantes irlandeses que introduziram a celebração aos Estados Unidos no século 19. Atualmente, o Halloween é tão esperado e popularizado no país, que o mundo até o conhece como um evento norte-americano.

 

Uma experiência real

 

Como au pair nos Estados Unidos pude vivenciar o Halloween exatamente da mesma forma que assistimos em filmes norte-americanos. Com um mês de antecedência, as famílias começam a enfeitar as suas casas com teias de aranha, esqueletos, marcas de tinta vermelha imitando sangue, máscaras, ou qualquer coisa que remeta a filmes de terror.

 

Os supermercados começam a vender abóboras para a tradição das “carving pumpkins”: tirar o recheio delas, cavar rostos e formas no seu exterior, e colocar uma vela no interior, criando algo como uma lanterna. As carved pumpkins são colocadas em frente às casas e acessas todas as noites até o dia 31.

 

 

Por este motivo, no início de outubro, começam a montar, em todos os lugares, as pumpkins farms ou pumpkins patches, fazendas de plantação de abóboras abertas a visitação, onde também montam túneis fantasmas e passeios de trenzinho ou trator. As escolas do ensino fundamental costumam organizar excursões de alunos para visitar as fazendas durante todo o mês. A atual estação do ano no Hemisfério Norte, o outono, é mais propícia à data: tudo  fica em tons de vermelho, laranja e amarelo; as árvores já quase secas, sem folhas.

 

 

As escolas americanas fazem também as “Halloween parades” ou “costume parades” (“desfiles de Halloween” ou “desfile de fantasias”). Todos os estudantes precisam ir fantasiados de qualquer coisa (é mais uma festa a fantasia, não precisa ser necessariamente ligada ao Halloween) e todas as turmas desfilam nos corredores da escola, acenando para uma platéia de pais, amigos e parentes munidos de câmeras e celulares. Eu fui à escola dos dois meninos que cuidava para assisti-los nos desfiles, um fantasiado de Darth Vader e outro de Jango Fett – personagens da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars).

 

Trick or treats

 

O “doçura ou travessuras” é realmente da forma que vemos em filmes e séries de TV. As famílias se fantasiam para acompanhar suas crianças de porta em porta das casas vizinhas carregando algum tipo de balde, onde os doces serão despejados, e perguntando “Trick or treats?” (ou, em português, "duçuras ou travessuras?").

 

Mas não cheguei a presenciar nenhum tipo de travessuras – até porque todas as casas estão preparadas com muitos doces para receber as crianças na noite de Halloween.

 

Festas de Halloween

 

O frio do outono americano não impede as pessoas de saírem às ruas, não importa a região do país, e festejarem esta tradição norte-americana tão divertida. Em todos os cantos da cidade, há gente fantasiada e as festas temáticas começam uma semana antes da data do Halloween.

 

Os melhores lugares para passar o Halloween nos Estados Unidos

 

Você conseguirá comemorar o Halloween independentemente da cidade em que você morar dos Estados Unidos. No entanto, existem alguns lugares que abraçam a data com mais vigor e animação, oferecendo uma programação completa, festas famosas, grandes desfiles de fantasia, entre várias outras opções de diversão e sustos.

 

A seguir, listamos alguns desses lugares famosos por sua celebração do Halloween nos Estados Unidos. Escolha o seu destino e boa sorte!

 

Mas antes, entenda como são algumas das atrações mais populares:

 

Haunted housesghost tours ou outros nomes: ao pé da letra, “casas mal-assombradas” e “tours fantasmas”, estas atrações são “casas de horrores” temáticas nas quais os visitantes precisam passar por um caminho escuro e com diferentes ambientes e são assustados por atores com fantasias medonhas.

 

Escape rooms:  as “salas de fugas” ou “jogos de fugas” são jogos físicos em que os participantes precisam escapar de um local desvendando pistas e enigmas e usando estratégias em equipe. Os jogos normalmente são temáticos, por exemplo, escapar de uma prisão ou de um hotel mal-assombrado.

 

Mazes: Durante esta época, vários labirintos são construídos como parte da programação de Halloween e podem ser comuns, construídos com fardos de fenos ou outros materiais, até temáticos e com adrenalina de perseguições.

 

1. Williamsburg, Virginia

 

Williamsburg é uma cidade do estado da Virginia, na costa leste do país, com raízes coloniais e uma história assombrosa graças a alguns eventos infelizes. A região passou por caça às bruxas, batalhas da Guerra da Independência dos EUA e Guerra Civil, além dos antigos cemitérios de nativos-americanos e uma das prisões e hospícios mais ativos durante os anos 1700. Graças ao seu passado, a Williamsburg Colonial tem alguns dos tours fantasmas mais famosos e também mais assustadores do país.

 

Nessa época, o parque de diversões Busch Gardens organiza um grande evento chamado Howl-O-Scream com casas mal-assombradas, jogos de fugas e shows ao vivo. Mas também tem opções mais tranquilas e familiares como a Pumpkinville, uma fazenda de abóboras, e a Oktoberfest.

 

2. New Orleans, Louisiana

 

Considerada uma das cidades mais assustadoras dos Estados Unidos, New Orleans tem um dos maiores e mais tradicionais desfiles de Halloween do país, o Krewe of Boo, da empresa americana Krewe, fundadora e organizadora do Mardi Gras, o famoso carnaval de New Orleans. O histórico Bairro Francês oferece uma tour fantasma e há também o Museum Mash, uma atração para crianças, com jogos e atividades divertidas no Museu das Crianças da Louisiana e o espetáculo Halloween Spooktacular Family.

 

3. Salem, Massachusetts

 

Você já deve ter escutado o nome dessa cidade norte-mericana: Salem ficou famosa por sua caça às bruxas nos anos 1600, quando quase 20 mulheres foram queimadas em fogueiras e quase 150 outras foram acusadas de bruxaria. Hoje em dia, Salem ainda relembra esta história macabra com eventos durante todo o mês de outubro, o Salem Haunted Happenings, que conta com noites de filmes, casas mal-assombradas, tours fantasmas e um grande desfile de Halloween.

 

Se estiver pela região, não deixe também de visitar o Museu das Bruxas de Salem, que conta a história da famosa caça às bruxas da cidade no século 17.

 

4. Nova York, Nova York

 

A grande e maravilhosa cidade de Nova York tem um Halloween mais moderno e cosmopolita. O Village Halloween Parade é um grande desfile temático que acontece na área residencial de Greenwich Village há 45 anos. O evento cresceu tanto, que atualmente reúne mais de 60.000 pessoas fantasiadas. O que difere este desfile de Halloween dos demais que acontecem pelo país é a ênfase na expressão criativa: os participantes se superam ao criar as fantasias mais extravagantes tanto em criatividade quanto em tamanho.

 

Outro grande evento, o Great Jack-o’-Lantern Blaze vai do final de setembro ao final de outubro com atrações inteiramente decoradas com mais de 7.000 abóboras esculpidas, como uma ponte e um carrossel. Além disso, há diversas opções de casas dos horrores por toda a cidade para todos os gostos!

 

5. Orlando, Flórida

 

Os parques temáticos de Orlando já fazem da cidade um dos destinos turísticos mais populares dos Estados Unidos; no entanto, na época de Halloween, todos os lugares preparam festas e eventos temáticos para todas as idades. A mais famosa delas é o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party, com decoração, desfiles, concertos ao vivo e shows de fogos de artifício. Já os Universal Studios oferecem o Halloween Horror Nights (Noites de Horror de Halloween), que transformam os parques inteiros em cenários macabros cheios de casas assombradas.

 

Leia mais:

Meu trabalho voluntário nos Estados Unidos

Homestay: eu morei com uma família norte-americana

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

A tradição do Halloween americano

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.