
Os Estados Unidos ainda são a maior potência mundial. Um país tão grande – quarto maior do mundo em área e terceiro em população - tem pelos seus 50 estados uma diversidade imensa de paisagens, costumes, sotaques e climas. Os EUA são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo: os norte-americanos estão acostumados a conviver com estrangeiros do mundo inteiro, sejam eles imigrantes, intercambistas ou turistas.
E apesar de dividir o nome do continente (do Norte, do Sul e Central), os americanos referem-se ao país como América.
Hollywood
Muito do que conhecemos da cultura americana vêm dos trabalhos cinematográficos produzidos em Hollywood. Esta parte da cidade de Los Angeles (Califórnia) é a casa de muitos estúdios que lançam inúmeras mega produções todos os anos, assistidos mundialmente.
Alguns dos costumes representados nos filmes norte-americanos são bastante reais, como é o caso dos feriados nacionais e datas comemorativas: tudo é enfeitado com decorações temáticas.
No Valentine’s Day, o dia dos namorados nos EUA, que é comemorado em fevereiro, por exemplo, corações enfeitam casas e lojas, os restaurantes e redes de fast-food vendem receitas especiais para a data (como cupcakes e donuts com confeitos vermelhos e rosas), e há a troca de cartões até mesmo entre familiares e amigos.
No Halloween, a decoração muda para as cores preta e laranja, as abóboras são cavadas para virarem lanternas, e as crianças realmente saem às ruas fantasiadas para brincar de “Trick or Treat” (o nosso Doçuras ou Travessuras).
O mesmo acontece no Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças, importante feriado nos EUA), no Natal e no ano novo. E faz com que tudo mude de visual de tempo em tempo.
O patriotismo norte-americano
Outra realidade é o forte patriotismo. Os cidadãos têm grande orgulho de serem norte-americanos. Defendem e acreditam na excelência do país com fidelidade. Comumente confundido com arrogância, o patriotismo americano é, na verdade, respeito pela história, lutas, conquistas e patrimônios nacionais.
O símbolo maior dessa devoção à pátria é a bandeira americana, que é encontrada em todos os lugares do país: penduradas nas varandas das casas, em restaurantes, em carros... Com motivo algum a não ser exaltar "Sou americano: amo e me orgulho do meu país".
Super Bowl
Os esportes são muito valorizados nos Estados Unidos. Além disso, os norte-americanos são bastante competitivos. A prática de exercícios é ensinada desde cedo às crianças, que com poucos anos já frequentam aulas de esportes. As escolas dão muita importância à educação física; e as universidades e faculdades cedem bolsas de estudos para alunos que se destacam em algum esporte durante o ensino médio (para que, no ensino superior, representem os times universitários).
Beisebol, hóquei, futebol americano, basquete e golfe são alguns dos mais famosos no país e mais acompanhados pelos norte-americanos. O maior evento esportivo dos EUA é o Super Bowl, a final do campeonato da Liga Nacional de Futebol (NFL – National Football League).
Não é apenas um jogo, é um mega evento! Com shows de artistas famosos no início e durante o intervalo, o Super Bowl é transmitido para telespectadores do mundo todo. A edição de 2011, por exemplo, bateu o recorde de audiência: foi assistida por 111 milhões de pessoas. E é por este motivo que algumas marcas comerciais gastam fortunas para televisionar publicidades durante os intervalos do jogo.