Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Valentine’s Day nas universidades dos Estados Unidos

Como comemorar o Valentine’s Day como estudante nos Estados Unidos e as diferentes atividades que as universidades americanas organizam no dia 14 de fevereiro.

Valentine’s Day nas universidades dos Estados Unidos

O Valentine’s Day, famoso dia dos namorados nos Estados Unidos, é comemorado no país inteiro no dia 14 de fevereiro. Apesar de ser mais popular para o amor romântico ou platônico de namorados ou casados, a data celebra o amor de maneira geral. Inclusive, as crianças levam cartões e presentinhos, como chocolates, para todos os coleguinhas de classe. Mas e nas universidades, o Valentine’s é comemorado?

 

Com a rotina agitada de aulas e estudos independentes, leituras e prazos de entrega de tantos trabalhos, sobra tempo para os estudantes americanos comemorarem a data? E para os estudantes internacionais nos Estados Unidos, então, que estão longe do amado(a)?

 

É possível, sim! E para provar, trouxemos a seguir alguns exemplos de comemorações bem variadas, legais e divertidas que as universidades americanas promovem entre seus alunos.

 

Mas antes: temos dois artigos sobre Valentine’s e relacionamento que são interessantes também para que o assunto fique completinho.

 

 

Comemorações do Valentine’s Day nos EUA sem muitos gastos

 

De acordo com a Federação Nacional de Varejo norte-americana, os consumidores gastam aproximadamente 19,6 milhões só no Valentine’s Day. Seja com cartões, chocolates, joias, lingeries, jantares especiais... Nesta data, vale tudo para agradar quem se ama.

 

No entanto, não é nenhuma surpresa que universitário vive com orçamento apertado. O que fazer nessa data? Há inúmeras opções para não deixar a data passar em branco sem gastar muito.

 

A Northcentral University recomenda que os seus alunos simplesmente escolham o dia 14 de fevereiro para relaxar e dar uma pausa nos estudos.

 

“Se afastar das suas responsabilidades neste dia pode, de fato, ajudá-lo a se revigorar para quando precisar voltar aos trabalhos”, sugere o site oficial da Universidade.

 

Por isso, com namorado(a) ou não, planeje um dia gostoso para você mesmo. E dá, inclusive, para se presentear com algo pequeno e barato, mas que vai deixar o dia melhor. Tipo, aquele sorvete que você tanto gosta ou uma ida ao cinema.

 

Não gosta de comemorar sozinho? Que tal chamar os amigos para um filme e pizzada na sua casa? Assim, vocês relaxam juntos e ainda dividem os gastos.

 

Comemorações do Valentine’s Day em universidades dos Estados Unidos

 

Para quem não tem vontade de planejar nada ou simplesmente não sabe o que fazer, vale a pena ficar atento à programação da sua universidade para a data. Visite o site oficial da instituição, da União dos Estudantes ou especificamente da sua faculdade/escola acadêmica. Todos eles podem estar preparando algum tipo de evento social ou celebração que inclua os estudantes internacionais.

 

As universidades sabem que nem sempre é fácil passar esse tipo de data longe da família e do amado(a), por isso, se esforçam para que você se sinta incluído e não dê espaço para a homesickness apertar nessa época.

 

Você mesmo tem a chance de pensar e planejar uma atividade estudantil para o Valentine’s Day com clube e sociedade do qual faz parte, uma das vária vantagens de se unir a um destes grupos sociais tão comuns nos Estados Unidos.

 

1. Amor nas estrelas

 

O Flandrau Centro de Ciência e Planetário da University of Arizona, programa dois shows diferentes para o Valentine’s Day:

 

  • O Lovers In The Sky é um show no planetário sobre as constelações ligadas às histórias de amor contadas na Grécia Antiga. Os presentes ouvirão belos contos atemporais sobre os “amantes no céu”, como a rainha Cassiopeia e Cepheus, Andrômeda e o herói Perseu, o deus Zeus e Calisto, e muito mais.
  • O Laser Beatles é um show de luzes de laser ao som das músicas românticas dos Beatles em um sistema Dolby 5.1. As luzes fazem um espetáculo sincronizado às canções na cúpula do planetário.

 

São duas apresentações de cada show ao longo da noite de 14 de fevereiro por US$ 16 em um ticket individual. Se o estudante estiver acompanhado, o segundo ingresso sai por apenas U$ 3.

 

2. Valentine’s solidário

 

A University of Michigan tem um departamento de eventos sociais chamado UMSocial que organiza diferentes campanhas e eventos para o Valentine’s Day (e outros feriados americanos). Uma recorrente, em parceria com a Escola de Medicina da Michigan, é incentivar os estudantes a enviar cartões a pacientes do C.S. Mott Children’s Hospital, um hospital infantil universitário localizado no campus em Ann Arbor.

 

Este ano, a UMSocial criou cartões com piadinhas internas da Universidade em um estilo “homemade”, para ser engraçadinho, e filmou dois colaboradores do departamento espalhando estas mensagens e botões de rosa pelo campus a estudantes e professores. E o melhor: vestidos de emoji de olhos de coração!

 

Valentine's Day na University of Michigan, Estados Unidos

Os cartões criados pela campanha de Valentine’s da #UMSocial. (Foto: University of Michigan)

 

O vídeo editado da ação foi compartilhado em todas as plataformas da University of Michigan. Veja um dos vídeos publicados no Instagram!

 

3. Uma universidade cheia de sugestões

 

A Miami University (que, apesar do nome, fico no estado de Ohio) leva o Valentine’s Day muito a sério com uma diversidade de atividades pelo campus e sugestões de passeios para os casais:

 

  • Os dois centros de vídeos da Universidades transmitirão sessões de filmes românticos como Esqueça Paris, Nove Meses e Surpresas do Coração.
  • A MU sugere um passeio pelo campus à noite, caso o tempo permitir (ainda é inverno nos EUA em fevereiro). Há uma tradição que diz que se você e seu amado(a) se beijarem embaixo dos arcos Upham no campus de Oxford, Ohio, viverão “felizes para sempre”. De fato, vários casais que se conhecem na Universidade acabam se casando. A Miami os chamam de “Miami mergers” e envia um cartão de Valentine para esses casais todos os anos.
  • Uma das cafeterias do campus, a Mama Earth Coffee House oferece um jantar romântico especial das 17h às 22h no dia 14 pelo valor de U$ 12,500 por pessoa. Os casais precisam de reservas para participar.
  • Algumas sororidades do campus fazem festas chamadas de “Crush”, em que convidam anonimamente os seus crushes para participar na esperança de encontrá-los na festa.

 

University of Miami, Ohio, Estados Unidos

Upham Arch, no campus da Miami University, em Ohio. (Foto: Flickr/Michael Ginn)

 

4. Presenteie e ajude os professores

 

Todos os anos a Secretaria de Ex-Alunos e Relações Familiares da Bethel University põe a venda um produto especialmente pensado para o Valentine’s Day e preparado com o logo da instituição. A oferta é feita a estudantes, seus parentes e ex-alunos em um valor fixo.

 

Este ano, por exemplo, o pacote de R$ 20 vem com um cobertor, um doce e cartão para que o comprador escreva uma mensagem pessoal. Cada dólar arrecadado com esses presentes é aplicado em bolsas de estudo para o corpo docente da Bethel. Com o dinheiro, os professores podem comprar novos equipamentos para as salas e laboratórios, participar de conferências profissionais e conduzir suas pesquisas.

 

Pressente de Valentine's Day da Bethel University, EUA

O cobertor vendido como campanha de Valentine’s Day para ajudar os professores da Bethel University. (Foto: Bethel University)

 

Leia também:

Cheerleading: como ser líder de torcida nos Estados Unidos?

Quais são as tradições de Natal nos Estados Unidos?

Freshman 15: os quilinhos a mais adquiridos na universidade

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA