Essenciais
Estados Unidos: Financiamento Estudantil

10 dicas para conseguir a sua bolsa de estudo nos Estados Unidos

10 dicas para conseguir uma bolsa de estudo nos Estados Unidos: onde achá-las, quando se inscrever, como aumentar suas chances, entre outras coisas.

10 dicas para conseguir a sua bolsa de estudo nos Estados Unidos

Vamos começar o ano com uma bolsa de estudo para os Estados Unidos? Então segue o nosso guia com as dicas mais importantes de pesquisa, planejamento e inscrição para estudar na América com uma assistência financeira.

 

Encontrar uma bolsa de estudo nos EUA

 

1. Atenção ao prazo de inscrição

 

Você vai passar muito tempo se preparando – estudando para provas, treinando inglês, preparando toda a sua documentação e escrevendo sua personal statement –, mas nada disso valerá se você não enviar a sua inscrição na data certa.

 

Por isso, o primeiro passo ao identificar a bolsa de estudo que lhe interessa é saber qual é o prazo final para se inscrever. E não confunda o deadline do curso com o da bolsa de estudo – quase sempre são coisas diferentes a não ser nos casos explicados no item 3 abaixo.

 

Primeiro, procure começar o processo o quanto antes puder, se possível com um ano de antecedência. Para isso, você precisa saber como funciona todo o cronograma da bolsa de estudo:

 

  • Em que dia abrem as inscrições;
  • Até quando posso me inscrever;
  • Quais são os documentos que preciso providenciar;
  • Quais são as datas para prestar as provas oficiais (como SAT e TOEFL, por exemplo) exigidas para a seleção.

 

Crie a sua própria agenda de datas importantes, organize-se e gerencie com eficiência o seu tempo para quando as inscrições forem abertas, você conseguir se inscrever logo nos primeiros dias sem nenhum grande contratempo.

 

Em alguns casos, inclusive, quando as inscrições são analisadas e concedidas à medida que vão chegando, se inscrever antes pode ser uma vantagem.

 

2. Onde me inscrevo primeiro?

 

Se você está contando com o financiamento de uma bolsa de estudos para poder estudar nos Estados Unidos, é recomendável entrar em contato direto com a universidade de seu interesse (ou mais de uma, se quiser ter mais chances) e informar a sua situação.

 

Algumas instituições só admitem vagas “totalmente financiadas”, o que significa que os candidatos devem comprovar serem capazes de bancar pelos estudos. Mas muitas permitem também que você se inscreva em um programa antes de obter bolsas de estudo, desde que você os informe o mais rápido possível se tiver de recusar a sua vaga, caso selecionado ao curso, por falta de financiamento.

 

Se não conseguir a bolsa, ainda aterá tempo para cancelar a matrícula na universidade ou encontrar um método alternativo de financiamento antes do início do semestre.

 

Leia também: A melhor forma de pedir por uma bolsa de estudo no exterior

 

3. No application

 

No entanto, é muito comum que a própria universidade ofereça algum tipo de bolsa de estudo ou desconto nas taxas de ensino para os seus estudantes qualificados. E a grande maioria delas não precisa nem mesmo de uma inscrição à parte – basta se inscrever na graduação ou pós-graduação de seu interesse e ter todos os requisitos necessários.

 

Como encontrá-las? Visite o site oficial da universidade e busque pela página de bolsas de estudo, normalmente com nome de Scholarship ou Financial Aid. Esse tipo de bolsa que não requer uma inscrição à parte costuma chamar Entrance ou Admission Scholarships.

 

Bolsas de estudo nos Estados Unidos

 

4. Os dois tipos principais de bolsas de estudo

 

De maneira geral, há dois tipos mais comuns de bolsas de estudo nos Estados Unidos (e no exterior) – com base em mérito e com base em necessidade financeira:

 

  • Merit-Based Scholarships: as bolsas de estudo por mérito acadêmico selecionam os estudantes com os melhores desempenhos escolares prévios e potencial acadêmico futuro, geralmente com as melhores notas no histórico escolar.
  • Need-Based Scholarships: bolsas de estudo concedidas a estudante que demonstrem necessidades financeira, ou seja, que não são capazes de bancar pelo valor dos estudos na universidade. Essas bolsas determinam a qualificação dos candidatos de acordo com renda familiar, declaração de suporte financeiro, extratos bancários e/ou outros documentos.

 

5. Bolsa de estudo por talento específico

 

Há também universidades e programas que concedem bolsas de estudo para candidatos com talentos e históricos específicos, embora sejam bem menos recorrentes que as de mérito e necessidade.

 

Você pode buscar oportunidades de bolsas de estudo esportivas ou para atletas – bastante comum nos Estados Unidos, em que a prática esportiva é extremamente valorizada desde jovem e há ligas universitárias como a NCAA. Ou então se você já tem prática musical ou artística, por exemplo, também há algumas oportunidades.

 

Leia também: Bolsas de estudo para atletas em universidades dos Estados Unidos

 

6. Requisitos de admissão

 

Há uma infinidade de bolsas disponíveis para estudantes internacionais nos Estados Unidos, cada uma delas com seus próprios critérios e requisitos de admissão.

 

Você tem o necessário para ser selecionado? Verifique com cuidado todos os critérios. A menos que você tenha todos eles, não poderá se inscrever para a bolsa. A ausência de apenas um requisito muitas vezes significa a desqualificação automática e todo o seu esforço será em vão.

 

7. O seu desempenho no ensino médio

 

Como o processo seletivo nos Estados Unidos é holístico e envolve muito mais do que uma nota em um teste padronizado – como acontece com o vestibular –, o que você faz ao longo dos três anos do ensino médio influenciam, sim, nas suas chances de admissão no país e também de conseguir uma bolsa de estudo (leia mais abaixo sobre GPA).

 

Embora o último ano tenha um peso maior, as suas notas no colegial podem fazer a diferença na hora de conseguir uma bolsa de estudo por mérito. Portanto, quando falamos “começar a se preparar com antecedência”, estamos dizendo manter um bom desempenho ao longo do colegial também.

 

8. Testes padronizados

 

Quais provas o programa de bolsa de estudo ou a sua universidade americana exige para a seleção? Verifique essa informação logo no início para estudar e se programar a tempo de prestá-las antes do prazo final.

 

Ter uma boa pontuação nos exames – SAT, ACT, GRE, GMAT, IELTS ou TOEFL, por exemplo, dependendo do seu curso e nível de estudo – sempre aumentará as suas chances de conseguir uma bolsa de estudos.

 

Se você não se dá muito bem em provas (e está tudo bem, acontece, às vezes ficamos nervosos), nesse caso, aconselhamos a caprichar ainda mais nas notas e desempenho no ensino médio para atingir um GPA alto (Grade Point Average).

 

Estudar nos Estados Unidos: o que é GPA

 

9. Liderança e atividades extracurriculares

 

As suas atividades extracurriculares são muito valorizadas nos Estados Unidos. Não é à toa que os estudantes americanos, desde cedo no ensino fundamental, participam de associações, clubes estudantis e atividades de todos os tipos além das salas de aulas.

 

Potencial para liderança e trabalhos voluntários também são avaliados na inscrição de bolsas de estudo, em especial nas merit-based. De fato, há inclusive bolsas de estudo específicas para quem tem fortes habilidades de liderança, chamadas de Leadership Scholarships.

 

As universidades estão interessadas em formar cidadãos globais que farão contribuições positivas à sociedade. Se você conseguir comprovar estar no caminho certo antes mesmo de começar os estudos acadêmicos, com certeza terá uma vantagem na seleção.

 

Como? Participando de atividades voluntárias da sua escola ou cidade; criando algum grupo de conscientização sobre algum assunto que seja importante para você (por exemplo, bem-estar emocional ou desigualdade social); envolvendo-se com uma ONG ou organização escolar etc.

 

Isso lhe ajudará inclusive na hora de pedir que alguém escreva sua carta de referência. No geral, precisa ser um professor, coordenador ou qualquer figura de liderança que possa comprovar o seu desempenho, habilidades e comprometimento.

 

Ah, e é ainda mais válido se a sua atividade extracurricular ou trabalho voluntário tenha ligação com a área acadêmica que você pretende estudar nos Estados Unidos!

 

10. Onde encontrar as bolsas de estudo

 

De maneira geral, você deve ficar atento a três tipos de bolsas de estudo:

 

  • Governamentais: concedidas tanto pelo governo dos Estados Unidos quanto o do Brasil (ou do seu país de origem). Viste regularmente o site oficial do governo.
  • Programas externos: programas específicos de bolsas de estudo, como o Fulbright.
  • Universitárias: bolsas de estudo oferecidas diretamente pela própria universidade americana.

 

Você pode usar o banco de dados do Hotcourses Brasil para pesquisar entre mais de 1.000 opções de instituições dos Estados Unidos que oferecem algum formato de bolsa de estudo para estudantes internacionais.

 

Algumas perguntas básicas antes de se inscrever em qualquer bolsa de estudo:

 

  • Você tem a qualificação certa?
  • Você sabe o prazo de inscrição?
  • Você tem todas as informações necessárias?
  • Você tem todos os requisitos e documentos necessários?
  • Você vai precisar prestar uma prova de inglês? Se sim, qual é o resultado mínimo esperado?
  • Você precisa realizar uma inscrição na bolsa de estudo ou basta passar pelo processo seletivo para uma graduação na universidade você é automaticamente considerado a uma bolsa?
  • Você precisará providenciar cartas de referência? Se sim, quem deverá escrevê-las?
  • Você consegue comprovar o seu desempenho acadêmico? Ou então necessidade financeira?

 

Leia também:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA