Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Graduation e homecoming: graduando-se nos Estados Unidos

Como é se graduar nos EUA: o que são homecoming, resumé e internship

Como funciona os bailes de formatura nos Estados Unidos?

 

Imagine a cena: Você está sentado em uma das centenas de cadeiras num longo gramado, com prédios imponentes ao redor. Todos a sua volta usam becas e capelos. Os sobrenomes são chamados por ordem alfabética. Um a um, os estudantes sobem ao palanque, recebem o canudo e posam para uma foto. E então, você escuta o seu sobrenome. É a sua vez de andar por todos e subir ao palco. É o momento de concretizar semestres de estudo e dedicação. Você está se graduando no exterior!

 

 

Como funciona os bailes de formatura nos Estados Unidos?

 

Sentiu um gelinho na barriga? O momento da formatura acadêmica é um momento de muita emoção e gratidão. Essa cena, que pra gente é coisa de filme norte-americano, acontece semestralmente nos EUA; e você pode fazer parte disso, fazendo um curso de graduação nos Estados Unidos.

 

Esta enorme conquista por lá tem nome de “graduation”, é a nossa “graduação”, a colação de grau para receber o tão esperado diploma. É a hora pra qual você tanto se preparou! E isso significa também que está na hora de fazer ou atualizar o seu resumé – o seu currículo! Adicionar suas novas conquistas acadêmicas e experiências profissionais. Nos Estados Unidos, os estudantes irão se dedicar à busca de um emprego apenas após graduados, pois durante os estudos a universidade já exige a prática profissional em estágios.

 

Os estágios têm o nome de internships. Nas universidades internacionais, estagiar é quase sempre uma exigência acadêmica e faz parte dos currículos das graduações, sendo necessário cumprir um número certo de horas de trabalho como estagiário em alguma função/empresa relacionada a sua área de estudo para a conclusão do curso.

 

Desta forma, ao ter concluído o seu curso, é o momento de cair no mercado de trabalho e encontrar o seu lugar ao sol. É por isso que, nos Estados Unidos, é muito importante manter um padrão de notas e médias elevadas; as empresas levam bastante em consideração o desempenho acadêmico dos estudantes na hora de contratá-los.

 

Homecoming

 

E depois de já estar inserido no mercado de trabalho e de ter firmado a carreira na área desejada, bate aquela saudade da época de universidade, dos colegas de sala, etc. Ainda mais se você se graduar com ótimas notas e resolver estender o seu visto para trabalhar nos EUA por mais 17 meses.

 

É por isto que as universidades realizam um evento anualmente para receber estudantes já graduados, o homecoming (algo como “de volta pra casa”); normalmente, estas recepções são marcadas com um jogo de futebol americano entre times universitários locais. É uma oportunidade para os estudantes visitarem suas instituições, reencontrarem colegas de classe e professores e matarem a saudade da vida de estudante!

 

Leia também: Férias e folgas acadêmicas nos Estados Unidos

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook