Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto

As 10 melhores universidades de Direito dos Estados Unidos

As dez melhores Escolas de Direito nos Estados Unidos de acordo com famoso ranking da Times Higher Education

As 10 melhores universidades de Direito dos Estados Unidos

Um diploma de Direito é o primeiro passo para uma série de caminhos profissionais, como procurador, advogado e juiz. Várias universidades do mundo inteiro oferecem diferentes cursos acadêmicos de Direito, mas se você está à procura dos melhores cursos possíveis, a Times Higher Education (THE), importante organização de pesquisa responsável pelos rankings universitários mais famosos do mundo, compilou uma lista com as formações de Direito mais renomadas do mundo, inclusive as dos Estados Unidos.

 

Aproximadamente um terço de todas as melhores universidades do ranking de Law Degrees são americanas, inclusive a número, a Stanford University.

 

Estudar Direito nos Estados Unidos

 

Indicadores de desempenho

 

Os rankings por área de estudo da Times Higher Education baseiam-se nos mesmos 13 indicadores de performance do seu ranking mundial geral mais famoso, o World University Rankings. No entanto, segundo o site oficial da THE, a metodologia é cuidadosamente recalibrada para cada uma das áreas avaliadas, alterando o peso da nota para se adequar ao campo do saber específico.

 

No caso do Direito, os pesos de cada indicador são os seguintes:

 

  • Ensino: o ambiente de aprendizado - 32,7% da nota;
  • Pesquisa: volume, renda e reputação - 30,8%;
  • Citações: Influência da pesquisa - 25%;
  • Perspectiva internacional: professores, estudantes e pesquisa - 9%;
  • Resultado na indústria: inovação - 2,5%.

 

Há dois critérios válidos para os rankings por área de estudo: um limite de publicação por disciplina e um limite de corpo acadêmico por disciplina.

 

Nenhuma instituição entra no ranking mundial geral, por exemplo, sem ter publicado pelo menos 1.000 trabalhos relevantes nos últimos cinco anos. Para todas as 11 áreas de estudo avaliadas pela THE, inclusive Direito, o limite de publicações é diferente.

 

A fim de ser considerada à lista de Direito, a universidade precisa ter no mínimo 100 publicações acadêmicas relevantes nos últimos cinco anos e pelo menos 1% de todo o seu corpo acadêmico trabalhando no departamento de Direito.

 

Importante: estudar Direito nos Estados Unidos

 

Antes de listarmos as melhores universidades americanas de Direito, é importante saber que se a sua intenção é estudar a área nos Estados Unidos, você precisará obrigatoriamente de um bacharelado antes. Isso acontece porque Direito, assim como Medicina, é considerado uma área de pós-graduação no país.

 

Saiba mais sobre isso:

 

As 10 melhores universidades de Direito dos Estados Unidos

 

A seguir, você encontra as dez universidades dos Estados Unidos melhores posicionadas no ranking mundial de Direito da Times Higher University:

 

1. Stanford University

 

Stanford University

 

Um dos pontos fortes da Escola de Direito da Stanford é ela ter uma das menores proporções entre discentes e docentes do país, de 7,3 alunos para cada professor. Isso, no geral, significa um ensino mais atencioso e personalizado ao longo do curso.

 

Os seus cursos de direito são variados e diversificados, começando pelo primeiro ano, que costuma ser um apanhado geral da área: direito criminal, contratos, delito, e escrita e pesquisa jurídica. A partir do segundo ano do curso, os estudantes escolhem a sua área de foco entre 280 possibilidades de especializações disponíveis.

 

A Stanford tem uma biblioteca especializada, a Robert Crown Law Library, que conta com aproximadamente 500.000 livros no seu acervo. Além disso, os estudantes de Direito são responsáveis por mais de 50 organizações da Universidade, inclusive a Sociedade de Direito e Vinho, Estudantes de Direito da Stanford Contra a Violência de Gênero, Mulheres na Política e a Associação de Estudantes Afrodescendentes de Direito.

 

Para finalizar, há também 12 jornais jurídicos afiliados à Escola de Direito da Stanford.

 

2. Yale University

 

Yale University

 

O processo de admissão da Escola de Direito de Yale é um dos mais seletivos dos Estados Unidos. Menos de 10% dos candidatos são admitidos por ano!

 

A Escola tem uma série de clínicas que proporciona aos estudantes a chance de representar clientes reais. Até 80% de todos os estudantes de Direito da Yale participam destes programas práticos antes de se graduarem, o que significa que já possuirão experiências profissionais antes mesmo do final do curso.

 

As clínicas abrangem uma grande variedade de áreas jurídicas e todos os anos há um número de novas opções. Não é à toa que a Escola de Direito de Yale já formou pessoas como a candidata presidencial Hillary Clinton e os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e Gerald Ford.

 

3. University of Chicago

 

University of Chicago

 

A Escola de Direito da Universidade de Chicago foi fundada em 1902, apenas 12 anos após a criação da instituição.

 

O corpo docente do departamento aplica o método de ensino Socrático: ao invés de apenas ministrar as aulas, eles envolvem os estudantes em diálogos ao convidá-los a considerar algumas das questões jurídicas e problemas sociais mais complexos do mundo.

 

O objetivo desse método é preparar os estudantes com pensamento ágil, tomada de decisões e ações práticas quando estiverem sob a pressão da área no mercado de trabalho.

 

4. University of California, Berkeley

 

University of California, Berkeley

 

Os três pilares da Berkeley Law, a escola de Direito da Universidade da Califórnia, Berkeley, são ensino, pesquisa e serviço à comunidade. Uma das 14 escolas e faculdades do campus, ela já formou líderes nas áreas de direito, governo e sociedade, como a presidente e fundadora da Equal Justice Society, Eva Paterson, e a ativistas de direitos civis, Pauli Murray.

 

A Berkeley Law mantém diferentes programas de aprendizado prático, como clínicas, estágios, habilidades profissionais e, inclusive, prática do Direito para veteranos e vítimas de violência doméstica.

 

5. Duke University

 

Duke University

 

A missão da inovadora e ambiciosa Escola de Direito da Duke University é preparar os estudantes para uma vida responsável e produtiva dedicada à profissão legal a partir de um ensino rigoroso em um ambiente de apoio, colaborativo e diversificado.

 

Com um curso na Escola de Direito da Duke, os estudantes desenvolvem habilidades de liderança em âmbito nacional e internacional a fim de aperfeiçoar a compreensão do Direito e melhorar as leis e instituições jurídicas por meio do serviço público, pesquisas acadêmicas e bolsas de estudo, inclusive com trabalhos interdisciplinares com outras faculdades e departamentos da Duke.

 

6. New York University

 

New York University

 

As 16 áreas de estudo da Escola de Direito da New York University (NYU) proporcionam aos estudantes uma ampla variedade de escolhas de especializações acadêmicas. Os cursos são exigentes, ministrados por acadêmicos reconhecidos em suas respectivas áreas.

 

Os estudos de Direito na NYU criam uma comunidade próxima e dinâmica, enriquecida pela diversidade de centros de estudos e organizações estudantis, além de oportunidades de trabalhar diretamente com o corpo docente em pesquisas revolucionárias.

 

O treinamento experimental e clínico é parte integral de qualquer um dos cursos oferecidos pela Universidade e os estudantes também optam por participar de aprendizado e pesquisas interdisciplinares de Direito e Filosofia, Economia, Política, História e Teoria Social.

 

Dentre as demais universidades, a NYU tem uma boa média de admissão: segundo o site Tipping The Scale, de todos os candidatos, 33% são aceitos todos os anos.

 

7. University of California, Los Angeles

 

University of California, Los Angeles

 

Fundada em 1949, a Escola de Direito da UCLA (ou apenas UCLA Law) firmou rapidamente uma reputação de acesso e excelência ao oferecer um ensino jurídico de classe mundial e bolsas de estudo importantes na área.

 

Ela foi a primeira escola de Direito no sul da Califórnia e é uma das mais novas a entrarem para a lista das melhores dos Estados Unidos. Além disso, ela tem o único curso de Direito do país dedicado às questões raciais e de justiça. O trabalho inovador dos professores do curso de Estudos Críticos de Raça é reconhecido pelo mundo.

 

Na Escola, há também outros centros dedicados a áreas urgentes do Direito, como o Centro de Mídia, Tecnologia do Entretenimento e Esportes; o Instituto de Meio Ambiente e Mudança Climática; o Instituto de Negócios e Política; o Instituto de Direitos Humanos; e o Williams Institute, fonte de informações e análises do impacto político e jurídico na comunidade LGBT.

 

8. Harvard University

 

Harvard University

 

Fundada em 1817, a famosa Escola de Direito de Harvard (Harvard Law School) é a mais antiga escola ainda na ativa dos Estados Unidos, formada pela maior biblioteca acadêmica do mundo.

 

Além dos cursos mais tradicionais, a Harvard mantém diplomas duplos de Direito com Negócios, Governo, Saúde Pública ou Planejamento Urbano. Há, inclusive, um curso em conjunto com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

 

Saiba mais sobre Educação Transnacional: Diplomas Duplos e Programas Combinados.

 

9. Columbia University

 

Columbia University

 

A Columbia Law School é renomada pelo rigor intelectual exigido no seu currículo de cursos e pelo seu corpo docente revolucionário. Com ênfase em vastos recursos e pesquisas interdisciplinares da Universidade, e a vantagem da localização em Nova York, os estudantes concluem o treinamento jurídico preparados para lidar com as questões mais desafiadoras por todas as fronteiras, assuntos, jurisdições, setores e indústrias.

 

A Columbia tem módulos obrigatórios de aprendizado experimental e de serviço público pro bono, além dos alunos poderem participar de diversas pesquisas conduzidas nos vários centros e institutos que formam a Universidade.

 

10. Cornell University

 

Cornell University

 

Uma das maiores vantagens de estudar na Escola de Direito da Cornell é a sua baixíssima proporção de 4,9 estudantes para cada professor. Se a sua prioridade é ter contato direto com os docentes e receber um ensino personalizado, esse é um fator a considerar.

 

Ao participar de um dos vários treinamentos clínicos ou estágios externos da Escola, os estudantes têm a chance de trabalhar com clientes reais e desafios recorrentes da área antes mesmo de se formarem. Ao se envolverem com casos reais e atuais, eles ganham experiências práticas valiosas em todos os níveis dos processos.

 

A Cornell Law School tem mais de 170 cursos de direito e há aproximadamente apenas 25 alunos por sala de aula. Até a conclusão dos estudos, 66% dos estudantes participam de pelo menos um programa clínico.

 

Leia também:

As melhores escolas de Direito do mundo

A admissão em diferentes escolas e departamentos da Harvard

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação

Leitura recomendada

Como estudar cursos de Psicologia à distância?

O fascínio pelos processos mentais e pelo comportamento humano não é uma característica do mundo moderno. Apesar de a psicologia ter sido considerada uma disciplina individual apenas no final dos anos 1800, a sua história pode ser traçada dentro do contexto filosófico desde as grandes civilizações antigas.   Agora, poder fazer um curso de graduação em Psicologia online é definitivamente um atributo dos tempos modernos. A educação online foi criada com

79.7K

Publicidade e Propaganda: uma carreira de destaque no mundo dos negócios.

Publicidade e Propaganda é um mercado fenomenal que está constantemente evoluindo e crescendo em complexidade.  Para ingressar na carreira é necessário ter uma formação multidisciplinar e compreender muitos aspectos diferentes da experiência humana, desde negócios e finanças, design, psicologia e até mesmo antropologia. Se você estiver procurando por uma vida profissional realmente estimulante, o curso de propaganda é a escolha certa!   A vida

37.2K

Estudar Agricultura e Agronegócios no exterior

A agricultura provavelmente é comum a qualquer estudante brasileiro porque estudamos o seu primórdio no Brasil a exaustão em nossas aulas de história do ensino fundamental: a produção de cana-de-açúcar e depois a de café, que fizeram com que se tornasse uma das principais bases da economia brasileira.     É óbvio que desde o início destas atividades no Brasil até o século XXI, o setor passou por inúmeras mudanças e enfrentou muitos

16.4K