Essenciais
Estados Unidos: informações de assunto - Leitura recomendada

Por que estudar Engenharia Aeroespacial?

26707

Que tal fazer um curso acadêmico realmente diferente? Estudos que podem te levar às estrelas, aos planetas, ao imenso universo. Aquele que vai te ajudar a procurar por algumas das respostas mais difíceis e estudar algumas das mentes mais brilhantes do mundo. Ao estudar a Engenharia tão profundamente para projetar máquinas capazes de fazer as viagens mais extraordinárias possíveis. Nós estamos falando da Engenharia Espacial!

 

 

Alguma vez, enquanto viajava de avião ou admirava um rastro de fumaça no céu, você parou para pensar na tremenda evolução que tomou lugar no projeto de aeronaves nos últimos 30 anos? E como essas aeronaves serão no futuro?

 

Os profissionais mais capacitados do mundo estão trabalhando para resolver problemas como recursos fósseis finitos e aquecimento global, enquanto criam aeronaves maiores, mais rápidas e mais eficientes. O desafio não é nada fácil e o tempo é a essência de tudo.

 

Em resposta às preocupações da sociedade atual, a engenharia, a inovação e o design estão levando o campo da aviação a uma nova geração de viagens aéreas. O mercado está sedento por engenheiros extremamente qualificados e especializados. Como se tornar um deles?

 

Dê uma olhada abaixo e veja se alguma das qualidades descrevem a sua personalidade:

 

  • Ambição e criatividade;
  • Resolução de problemas e pensamento técnico;
  • Gosta de analisar as peças e descobrir como as coisas funcionam, mesmo as mais complexas possíveis;
  • Gosta de viajar;
  • Tem interesse em máquinas e tecnologias de ponta;
  • Tem interesse em modelos de computadores e design;
  • Gostaria de saber mais sobre controle de tráfego aéreo e a logística da produção aeronáutica.

 

Este conjunto de características pode ser um indicativo de que você se encontrará na Engenharia Aeroespacial.

 

Engenharia Aeroespacial X Engenharia Aeronáutica

engenharia_aeroespacial

Primeiramente, vamos compreender as diferenças entre algumas áreas de estudo e profissionais com várias semelhanças e interdisciplinaridades. De maneira geral e simplificada, ambos os cursos preparam os estudantes para projetar e trabalhar com aeronaves. A maior distinção entre elas é que a Aeroespacial tem foco em voos espaciais e a Aeronáutica, em voos aéreos.

 

A Aeronáutica, na verdade, é um campo da Engenharia Aeroespacial. Sendo assim, apesar de haver cursos específicos da área, ela muitas vezes é lecionada em disciplinas da grade curricular de uma graduação de Engenharia Aeroespacial ou então como especialização em pós-graduações.

 

A área Aeroespacial pode ser dividida em duas especializações:

 

  • A Engenharia Aeronáutica que tem foco apenas nos veículos que voam dentro da atmosfera da Terra;
  • A Engenharia Astronáutica que projeta aeronaves.

 

Normalmente, um curso de Engenharia Aeroespacial incluirá os estudos de ambas as áreas, mas o estudante pode se especializar em uma delas posteriormente, em um mestrado ou certificado de pós-graduação, para aprofundar seus conhecimentos e habilidades.

 

De fato, algumas universidades nos Estados Unidos, por exemplo, só oferece a Engenharia Aeroespacial como pós-graduação! Assim, o estudante precisa de uma graduação prévia adequada em outra área da engenharia para conseguir a admissão.

 

O DESAFIO

 

Devido à pressão do governo e o peso da opinião pública em relação à sustentabilidade, os fabricantes de aeronaves estão agora desenvolvendo máquinas com grande capacidade de armazenagem de combustível e que reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera. Os avanços no design de aeronaves significam que a meta de reduzir o consumo de energia em 70% até 2035 tem grandes chances de ser alcançada.

 

Nos últimos anos, aconteceram vários desvios no tráfego aéreo devido a nuvens de cinza vulcânica, custando à indústria da aviação bilhões de dólares. Isto acontece devido aos problemas de segurança, como partículas de silicone que derretem nas cinzas e a deformação de compostos de silicone no motor que podem danificar as turbinas. Como esse problema pode ser resolvido?  É aqui que a Engenharia Aeroespacial entra.

 

O CURSO

 

Os cursos de Engenharia Aeroespacial foram criados em resposta à demanda atual de força de trabalho nessa área. O programa é recente se comparado à engenharia elétrica, mecânica ou química. Se você quer estudar Engenharia Aeronáutica no exterior, temos informações sobre cursos relacionados e instituições de graduação e pós-graduação para você.

 

A primeira coisa que você deve considerar é que para ser admitido e conseguir acompanhar a carga acadêmica do curso, você precisa ter uma forte base em matemática, física e química. Este é um fator básico que te ajudará a se destacar dentre os candidatos na universidade estrangeria. No geral, as instituições já procuram pelos jovens mais talentosos, com potencial para a área; no caso da Engenharia Aeroespacial, a seleção tende a ser ainda mais rígida e concorrida pela complexidade do curso e também pelo número limitado de cursos na área.

 

Um curso de Engenharia Espacial abrangerá disciplinas com foco no design, construção e manutenção de aeronaves, naves espaciais, mísseis e sistemas de armas; e também segurança de voo, eficiência do combustível, custos das operações e impacto ambiental.

 

São cursos bastante voltados à tecnologia e incluem também módulos práticos em oficinas, hangares e laboratórios, para aprender, por exemplo, como consertar a máquina ou a usar softwares de design assistidos por computador.

 

A grade curricular

 

São inúmeras as possibilidades de matérias na grade curricular das graduações de Engenharia Aeroespacial, que variam de acordo com o país, universidade, departamento e proposta do programa acadêmico. Em geral, os cursos começam com disciplinas de base obrigatórias mais gerais da engenharia e da física, por exemplo:

 

  • Mecânica e Dinâmica da Engenharia;
  • Estatísticas;
  • Materiais;
  • Cálculo;
  • Análise e Controle de Sistemas;
  • Matemática;
  • Aerodinâmica e Propulsão;
  • Física Clássica.

 

Há diferentes disciplinas de introdução, como Introdução ao Design Aeroespacial, à Engenharia Aeroespacial, às Propriedades Mecânicas e aos Circuitos Elétricos, que preparam os estudantes para tópicos mais aprofundados e especializados que virão nos próximos semestres.

 

Depois, à medida que o estudante avança pelos semestres, podem cursar matérias como:

 

  • Astrodinâmica;
  • Dinâmica e Controle de Voo de Aeronaves;
  • Propulsão Veicular Aeroespacial;
  • Design de Sistemas Aeroespaciais;
  • Mecânica do Voo;
  • Especialização em Aeronáutica;
  • Estruturas Aeroespaciais;
  • Seleção e Processo de Materiais Aeroespaciais.

 

As universidades também costumam oferecer módulos de estágio ou de engajamento profissional que inserem o estudante ao setor, proporcionando experiência prática e, em alguns casos, podem levar a uma vaga efetiva durante os estudos ou após a graduação.

 

A maioria dos cursos exige a realização de um Trabalho de Conclusão, Projeto Prático ou de Pesquisa, ou uma Tese para conseguir se graduar com sucesso.

 

A admissão

 

A admissão depende amplamente do país e da universidade que você escolher se inscrever. Como já mencionado acima, os candidatos precisam ter um excelente desempenho escolar e potencial acadêmico na área de engenharia para ter a chance de ser selecionado.

 

De maneira geral, os candidatos brasileiros precisarão comprovar a proficiência no inglês com um teste aprovado pela universidade, como o IELTS, TOEFL, Cambridge English, Pearson Test of English Academic, entre outros. Várias instituições internacionais também pedem que o estudante brasileiro já tenha completado o primeiro ano de uma graduação em uma universidade reconhecida com uma média adequada.

 

Exemplos de cursos de Engenharia Aeroespacial no exterior

 

Separamos uma lista de universidades estrangeiras que oferecem cursos de graduação de Engenharia Aeroespacial – clique no link para saber mais sobre cada uma delas e os programas de estudo disponíveis:

 

 

 A CARREIRA

 

Os recém formados podem esperar encontrar um trabalho facilmente e chances de crescimento igualmente meteóricas, em comparação a outros cursos mais convencionais. Em resposta à necessidade de novos profissionais, com ideias inovadoras, as companhias aéreas e os fabricantes estão criando novas oportunidades acadêmicas para estudantes do mundo todo, para que eles possam ser treinados adequadamente a fim de preencher esta lacuna, principalmente mantendo contato com o setor durante todo o curso, a fim de se formar com ampla experiência técnica e contatos profissionais fundamentais.

 

E é por estas e outras, que empresas internacionais e multinacionais têm procurado por mão de obra qualificada do mundo inteiro, facilitando a entrada de estrangeiros no exterior, em países em que a Engenharia Aeroespacial tem forte presença.

  

Se você estudar Engenharia Aeroespacial nos EUA, estes programas estão inclusos na lista de programas STEM, que permite que estender a sua estadia nos EUA depois de ter terminado os estudos, por meio de um pedido de Visto Opcional de Treinamento Prático (OPT). Isto significa que você pode permanecer no país por um período adicional a fim de encontrar oportunidades profissionais, treinar na prática e, quem sabe, ser contratado e conseguir um visto de trabalho. Saiba mais sobre OPT aqui.

 

Se você acha que tem vocação para uma graduação em Engenharia Aeronáutica, recomendamos que leve essa aspiração a frente.

 

Existem várias razões para que você faça isso:

 

  • Excelentes oportunidades de emprego logo depois de formado e inúmeras opções de carreira;
  • Conquista de um conhecimento detalhado em aeronáutica ou astronáutica;
  • Trabalho com aeronaves;
  • Ter interesse em se tornar um astronauta.

 

A Engenharia Aeronáutica pode te levar a uma jornada que você nunca pensou ser possível. Poderíamos dizer que o céu é o limite, mas, considerando que vários aeronautas se transformam, de fato, em astronautas, isso não seria totalmente verdade.

 

Infográfico: Engenharia Aeroespecial x Engenharia Aeronáutica

 

Engenharia Aeroespacial x Engenharia Aeronáutica

 

 

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Leitura recomendada

Como estudar cursos de Psicologia à distância?

O fascínio pelos processos mentais e pelo comportamento humano não é uma característica do mundo moderno. Apesar de a psicologia ter sido considerada uma disciplina individual apenas no final dos anos 1800, a sua história pode ser traçada dentro do contexto filosófico desde as grandes civilizações antigas.   Agora, poder fazer um curso de graduação em Psicologia online é definitivamente um atributo dos tempos modernos. A educação online foi criada com

55829

Publicidade e Propaganda: uma carreira de destaque no mundo dos negócios.

Publicidade e Propaganda é um mercado fenomenal que está constantemente evoluindo e crescendo em complexidade.  Para ingressar na carreira é necessário ter uma formação multidisciplinar e compreender muitos aspectos diferentes da experiência humana, desde negócios e finanças, design, psicologia e até mesmo antropologia. Se você estiver procurando por uma vida profissional realmente estimulante, o curso de propaganda é a escolha certa!   A vida

32872

Estudar Agricultura e Agronegócios no exterior

A agricultura provavelmente é comum a qualquer estudante brasileiro porque estudamos o seu primórdio no Brasil a exaustão em nossas aulas de história do ensino fundamental: a produção de cana-de-açúcar e depois a de café, que fizeram com que se tornasse uma das principais bases da economia brasileira.     É óbvio que desde o início destas atividades no Brasil até o século XXI, o setor passou por inúmeras mudanças e enfrentou

14251

Nanotecnologia: Tecnologia de Ponta

Você provavelmente já ouviu falar em nanotecnologia antes. Mas você sabe o que isso significa ou como isso pode tornar a sua vida melhor? Nesse artigo, Nuannat Simmons fala um pouco sobre essa nova tecnologia. A nanotecnologia é a aliança entre a ciência e a engenharia em uma escala minúscula, mais precisamente de átomos e moléculas. Dentro desta disciplina, os cientistas trabalham com elétrons especiais microscópicos a fim de realizar pesquisa de ponta

5961