
A agricultura provavelmente é comum a qualquer estudante brasileiro porque estudamos o seu primórdio no Brasil a exaustão em nossas aulas de história do ensino fundamental: a produção de cana-de-açúcar e depois a de café, que fizeram com que se tornasse uma das principais bases da economia brasileira.
É óbvio que desde o início destas atividades no Brasil até o século XXI, o setor passou por inúmeras mudanças e enfrentou muitos problemas (ambientais, políticos, de praticidade, econômicos, etc.). A tecnologia trocou mão-de-obra por máquinas que facilitaram o processo da agricultura; os agrotóxicos trouxeram os seus benefícios à colheita final, porém também criaram novas polêmicas; houve o surgimento das sementes transgênicas. E em meio a tanta evolução, o Brasil ainda se mantém forte no setor: a Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization – WTO) aponta o Brasil como o terceiro maior exportador de produtos alimentícios em 2012 (ficando atrás apenas da Europa e dos Estados Unidos), atingindo um aumento de 17% em suas exportações (o principal destino foi a Ásia). Segundo o Ministério da Agricultura, “os produtos do complexo soja (grão, farelo e óleo) foram os que mais contribuíram para o crescimento nas vendas externas e os que registraram o maior valor de exportação”.
Estudos na área da Agricultura
O cenário brasileiro neste setor é promissor, e por isso era de se esperar que chamasse a atenção dos estudantes. No entanto, a agricultura não é uma área de estudos de principal interesse entre os jovens brasileiros atualmente. Para se ter uma ideia, na lista de relação candidato/vaga na primeira fase do vestibular da Unicamp de 2011, o curso de Gestão de Agronegócios apresentou o número de 4.5, enquanto os cursos de Gestão de Empresas e Gestão de Comércio Internacional apresentaram, respectivamente, 11.8 e 13.0. O número é ainda menor se comparado a outras áreas como a de comunicação e da engenharia. E é por este mesmo motivo que optar por um curso relacionado à agricultura o transformará em um profissional dentre um número modesto, com qualificações essenciais no mercado brasileiro. E porque não procurar qualificar-se no exterior?
Estudar Agricultura no exterior
As universidades e faculdades internacionais oferecem cursos em uma imensa gama de áreas relacionadas à agricultura e à agropecuária, entre elas:
- Agricultura e Meio Ambiente – Estudam o impacto da Agricultura no meio ambiente e as estratégias para minimizar a sua degradação.
- Sustentabilidade – São inúmeros cursos nesta área. As diferentes ramificações do estudo da Sustentabilidade proporcionam a avaliação crítica de pesquisas; desenvolvem o conhecimento e a compreensão de técnicas estatísticas, como análises aplicadas à investigação científica da área; exploram a complexidade e a interação com o meio ambiente; incluem trabalho de campo e atividades em laboratórios.
- Gestão Agrícola – Estudam as questões práticas, financeiras e administrativas dos desafios agrícolas. Possuem diversificadas disciplinas na grade de aulas, como produção animal e vegetal, mecanização agrícola, gestão de negócios agrícolas e agricultura geral.
- Tecnologia Agrícola – Dão ênfase a aplicação prática da ciência agrícola/biológica, dos sistemas da engenharia agrícola e da gerência dos recursos humanos e naturais, para a produção e processamento de produtos agrícolas e alimentícios.
Agronegócios
Uma ramificação ampla da Agricultura e com inúmeras opções de cursos no exterior é a de Agronegócios (Agrobusiness), que se refere ao âmbito comercial e industrial da produção agrícola e pecuária. Só a Universidade de Queensland, na Austrália, por exemplo, tem oito cursos de Agrobusiness: seis diferentes especializações (Horticultura, Gestão Veterinária Equina, Produção Animal, Agronomia, Gestão Integrada de Recursos e Ciência Animal); curso de graduação geral de Agronegócios, para estudantes à procura de uma carreira em negócios na indústria de alimentos e de fibras; e um curso de graduação geral em Agricultura.
Graduação Internacional em Agricultura
Interessou-se pelos cursos relacionados à área? Uma graduação em Agricultura no exterior o transformará em um profissional altamente qualificado para trabalhar no mercado agrícola brasileiro, para gerenciar um negócio, aplicar novas tecnologias e trabalhar como especialista nos diferentes campos desta área. Além de tudo isso, ter estudado no estrangeiro fará com que você esteja a par dos atuais desenvolvimentos mundiais na área para renovar e adaptar a indústria agrícola brasileira às novas técnicas, práticas e melhorias.
Encontre no Hotcourses Brasil o seu curso internacional:
Cursos de Agricultura na Austrália
Cursos de Agricultura no Reino Unido