Essenciais
Estados Unidos: Visto

Mudanças no processo de solicitação de visto para os EUA

Consulado americano e visto para os Estados Unidos

1919

 

Qualquer brasileiro que deseja viajar para os Estados Unidos sabe o quão demorado, cansativo e caro é o processo para o visto. Precisamos ter o passaporte em dia, providenciar documentos de todos os tipos, pagar várias taxas em diferentes locais, e a espera para uma data disponível no consulado americano é longa – tanto quando a fila que precisamos enfrentar no tão esperado dia da entrevista.

 

 

Com a intenção de simplificar este processo, os Estados Unidos pretendem diminuir o tempo de espera de 40 para 20 dias para a entrevista de visto criando dois centros de solicitação em São Paulo. Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) serão inaugurados no dia 7 de maio, mas o agendamento para as entrevistas começará a ser feito já na próxima segunda-feira (30), por telefone e internet.

 

O processo de solicitação do visto será dividido em duas partes, realizadas em datas distintas. A primeira é feita em um dos dois novos centros, para a entrega dos documentos, e tirada das digitais e da foto do solicitante. E então, o segundo passo é a entrevista no consulado americano em uma segunda data (que continua sendo agendada no site oficial do Consulado). O preço do processo passará a ser uma quantia fixa e única de U$ 160 (aproximadamente R$ 280) e não será mais obrigatório o seu pagamento em uma agência do Citibank, como era exigido até então.

 

As outras cidades que possuem consulados americanos – Rio de Janeiro, Recife e Brasília – também irão receber centros para a agilização da solicitação do visto; no entanto, a espera nestas cidades não é preocupante como em São Paulo: no Rio de Janeiro e em Brasília, a espera média é de sete dias, enquanto a de Recife é de 15.

 

Endereços dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

 

Avenida José Maria Whitaker, 370

Bairro da Saúde – Zona Sul, São Paulo

 

Avenida São Gualter, 308

Alto de Pinheiros – Zona Oeste, São Paulo

 

O e-mail para agendamento de entrevistas, que começará a ser feito no dia 30, é http://usvisa-info.com.

 

Funcionamento dos Centros em São Paulo

 

Segundas às sextas-feiras, das 7h às 18h;

Domingos, das 13h às 18h.

 

Novos consulados americanos

 

Também com o intuito de agilizar o processo de solicitação de visto, os Estados Unidos abrirão novos consulados no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Estas medidas facilitam a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e servem de estímulos turísticos entre os dois países.

 

Leia mais...

Reforma nas regras de imigração podem favorecer estudantes estrangeiros nos EUA

 

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.