A Otago é a única universidade da Nova Zelândia a oferecer tanto excelência acadêmica quanto uma extraordinária experiência estudantil. Ela é líder nos quesitos ensino de classe mundial e estilo de vida estudantil. A Otago tem uma reputação incomparável na premiação National Teaching Excellence Awards, vencendo sete Prêmios Supremos nos últimos 15 anos.
A Universidade lidera em todos os indicadores de desempenho educacional da TEC (Tertiary Education Commission), como conclusão de curso e qualificação, retenção de estudantes e progressão para estudos superiores. Os alunos da Otago têm aulas com um corpo docente acadêmico dedicado ao ensino e internacionalmente reconhecido por suas pesquisas.
Os prêmios de pesquisa que os professores da Otago já venceram, incluindo o Rowheath Trust Award, têm como objetivo desenvolver as pesquisas da Universidade e promover o reconhecimento do desempenho notável de pesquisas de membros em início de carreira.
A Otago está entre as 50 melhores universidades do mundo no ranking da QS de 2018 em áreas de estudo como anatomia, arqueologia, estudos do desenvolvimento, educação, psicologia, odontologia e esportes. A escola de negócios internacionalmente acreditada da Universidade é um líder em educação e pesquisa da Ásia-Pacífico; e as áreas de artes e humanas aparecem no top 100 mundial.
A Otago conquistou uma reputação internacional pela qualidade de suas pesquisas e treinamento. Ela tem 12 importantes centros de pesquisas multidisciplinares e 17 centros de pesquisas temáticas com ensino específico e forças de pesquisa em áreas de Ciências Biomédicas, Ciências Aplicadas, Contabilidade e Finanças, Medicina Clínica, Odontologia, Ciências da Terra, Economia, Educação, Língua e Literatura Inglesa, Alimentação e Nutrição, Direito, Medicina, Farmácia, Filosofia, Física, Psicologia, Saúde Pública e Turismo.