A Universidade de Gestão de Singapura (Singapore Management University - SMU) é uma jovem instituição na vanguarda da educação empresarial em Singapura e na Ásia.
Fundada no ano 2000 e criada aos moldes da renomada Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, a SMU tem uma posição inigualável no cenário educacional de Singapura como um importante provedor especializado em business.
A universidade é formada por sete escolas que abrangem as interseções da contabilidade, negócios, economia, sistemas da informação, direito, ciências sociais e estudos integrativos. Cada uma delas conta com um corpo docente de acadêmicos e especialistas da indústria para oferecer um ensino de excelência a mais de 12.000 estudantes de graduação e pós-graduação de todas as partes do mundo.
A SMU tem como objetivo formar profissionais articulados que se sintam confortáveis com o pensamento crítico e a liderança, usando pesquisa de ponta combinada ao conhecimento em negócios para educar seus alunos. Ela é uma renomada instituição de pesquisa com um ensino diferenciado que aborda questões asiáticas de relevância global com consciência ambiental.
Localizada no centro de Singapura, a SMU oferece aos estudantes acesso a um moderno campus urbano estrategicamente conectado às empresas, ao governo e à ampla comunidade.
Apesar de ter sido estabelecida há duas décadas, a SMU recebeu classificações de cinco estrelas pela Excelência em Geral, Empregabilidade, Instalações, Inclusão, Internacionalização e Especialização em Ciências Sociais e Gestão pelo Ranking QS de Universidades da Ásia em 2021.
Ela foi também a instituição mais jovem a ser credenciada pela AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) em 2011, com a sua Escola de Negócios Lee Kong Chian (LKCSB) e a Escola de Contabilidade (SOA) sendo duplamente credenciadas em 2016. Apenas 2% das escolas do Sudeste Asiático oferecendo qualificação em negócios alcançaram este credenciamento.
A SMU procura por estudantes com qualidades de liderança e intelectuais para seus programas de pós-graduação. Além dos critérios de admissão específicos de cada curso, há outros requisitos que determinam a aptidão acadêmica e pessoal dos candidatos. Na parte acadêmica, os estudantes devem ter um bacharelado de uma instituição reconhecida, um bom resultado no exame GRE ou GMAT e um bom resultado no TOEFL/IELTS (se a graduação não tiver sido cursada em inglês).
No âmbito pessoal, os candidatos devem ter um currículo com conquistas acadêmicas e profissionais, duas cartas de referência e uma sessão de entrevista com recrutadores da SMU.
Os requisitos de admissão da SMU variam de acordo com o país de origem do estudante e das qualificações já conquistadas por ele. Os candidatos encontram informações detalhadas sobre médias acadêmicas mínimas para a seleção na SMU no site da universidade.
A SMU oferece a Bolsa ASEAN de Mestrado da SMU para estudantes de pós-graduação vindos de países membros da ASEAN. O beneficiário da bolsa deve estar inscrito em um programa profissional de pós-graduação na SMU, deve ter um histórico acadêmico louvável e não pode ser beneficiário de outras bolsas da SMU. Há bolsas de estudo também disponíveis para programas específicos.
Vários bancos chineses, tailandeses, malaios, indonésios e indianos como Maybank, State Bank of India, CIMB e OCBC fazem empréstimos educacionais para estudar em Singapura.
O custo médio anual dos cursos da SMU é de SG 51.000. Há uma grande variedade de bolsas de estudo disponíveis na universidade para ajudar os alunos a cobrir os custos dos estudos e melhorar os resultados acadêmicos.
No núcleo cosmopolita e dinâmico que é Singapura, os estudantes encontrarão uma cidade-estado que vibra com a diversidade ocidental e oriental. Localizada no encontro de dois mundos, Singapura é sede de companhias multinacionais e de milhares de empresas de pequeno e médio porte, todas prósperas em uma cidade inteligente e renomada pela sua excelência empresarial e conectividade.
Ao beber da energia da cidade, a Singapore Management University é uma universidade com diferencial. A SMU possui salas como o Auditório Mochtar Riady, que está equipado com instalações modernas para até 300 alunos. A pedagogia exclusiva da SMU envolve uma abordagem do tipo seminário que permite um maior contato entre alunos e professores. Suas salas de aula e salas de seminários são customizadas para atingir esse objetivo.
Fora da sala de aula, a SMU oferece várias instalações, como um pavilhão esportivo, centro de artes e cultura, academia e pista de corrida. A academia é nova e tem três andares - um para exercícios aeróbicos, um para pesos e circuitos e um subsolo para dança. O pavilhão desportivo é uma instalação multiusos onde os alunos podem jogar basquete, badminton e vôlei, ou praticar artes marciais e arquearia, para citar alguns. O pavilhão também possui uma parede de escalada de 11 metros. No sexto andar do prédio administrativo fica a piscina, que inclui sauna e chuveiros/vestiários.
A SMU também tem o Estúdio no Subsolo, com paredes à prova de som perfeitas para ensaios e produções musicais e para realizar sessões de jamming.
A SMU se dedica em aumentar a empregabilidade de seus alunos de pós-graduação por meio de um centro de serviços de carreira. A universidade hospeda mais de 50 programas de desenvolvimento profissional e palestras de recrutamento, além de organizar feiras de carreiras com mais de 340 empregadores.
Os estudantes da SMU desfrutam de várias iniciativas, como parcerias com empregadores e contato com ex-alunos. Todos os estudantes de MBA têm um estágio garantido que proporciona a plataforma ideal para ganhar experiência na área e no setor, construindo uma rede de contatos.
Os estudantes da Universidade também recebem a orientação de um coach para ajudá-los a mapear suas carreiras. O coach se conecta com empregadores para expandir as opções profissionais dos alunos. Isto é implementado pela organização de debates sobre recrutamento, pelas quais empregadores compartilham suas experiências sobre os processos de recrutamento e culturas corporativas das companhias.
Na SMU, 93% dos estudantes do Mestrado de TI em Negócios foram recrutados em até seis meses após a graduação em 2021. A equipe de serviços de carreira também traz profissionais da indústria para interagir com os alunos. Nessas sessões, os alunos obtêm insights profundos sobre os setores de seu interesse.
A Escola de Negócios Lee Kong Chian da SMU (LKCSB) subiu sete posições e está na 6ª posição entre as principais escolas de negócios na Ásia-Pacífico, segundo a classificação de 2018 do Financial Times (FT). Os rankings são concluídos avaliando a qualidade dos programas de pós-graduação das escolas de negócios. O curso de MBA da LKCSB está em 51º lugar em todo o mundo e em 10º na Ásia no ranking de Melhores MBAs em Finanças do FT em 2022.
A SMU ampliou a sua relação com várias universidades novas e já existentes, como Xiamen University, Zhejiang University, Nanjing University e Fudan University, em várias áreas, incluindo gestão empresarial e direito. O fortalecimento de suas parcerias proporcionou a criação de novos projetos, como um programa de verão para membros do University Consortium of the 21st Century Maritime Silk Road (UCMSR) e seminários de pesquisa conjunta sobre economia do envelhecimento.
No dia 20 de maio de 2022, a SMU inaugurou a sua sétima escola, a Faculdade de Estudos Integrativos (CIS) e o seu programa carro-chefe, a primeira área de estudo individualizada (Individualised Major) de Singapura.
A SMU é líder na área de educação interdisciplinar, como comprovado pelo seu currículo reimaginado, que a CIS continuará a supervisionar, e pela variedade de áreas de estudo interdisciplinares e cursos conjuntos oferecidos. Os empregadores procuram cada vez mais os graduados da SMU, que são capazes de cruzar as fronteiras disciplinares com tranquilidade para atender às complexidades das economias e sociedades modernas.
Com a nova CIS, a SMU aprofunda o seu comprometimento em lidar com desafios fundamentais e oportunidades do futuro em três áreas prioritárias - transformação digital, crescimento na Ásia e vida sustentável - de uma maneira integrativa e com múltiplas abordagens. A Faculdade formará profissionais que encontrarão novas soluções além de uma única disciplina ou paradigmas tradicionais a fim de contribuir à indústria e sociedade de uma maneira impactante.
SG$39.540 Pós-graduação As taxas tem fins indicativos, verifique com a instituição para detalhes
SG$24.000 Custo de vida
SG$6.300 Acomodação no campus
Todos os membros do corpo docente da SMU são especialistas selecionados das principais universidades. Para ajudar os alunos a adquirir conhecimentos práticos e teóricos, a universidade contrata pesquisadores e professores com experiência prática. Refletindo sua ênfase de aprendizagem na ‘vida real’, a SMU convida muitos líderes industriais para compartilhar sua experiência no setor com os alunos.
A SMU faz um esforço especial para manter a qualidade do ensino de pós-graduação, promovendo o Prêmio de Excelência no Ensino em Programas de Pós-Graduação para docentes que demonstrem qualidade exemplar de habilidades de ensino, conhecimento atualizado e engajamento estudantil. Os alunos podem saber mais sobre a qualidade do ensino da SMU no site da universidade.
Além das salas de aulas, o ensino de pós-graduação na SMU envolve diversas oficinas interativas que fazem parte dos Cursos de Desenvolvimento de Profissionais Pós-Graduados. Essas oficinas complementam o aprendizado em sala de aula e são ministradas por professores experientes em suas áreas, e os alunos também contam com o suporte de especialistas do setor. Os tópicos abordados são envolventes e diversos, variando entre habilidade de pensamento crítico/criativo; eficácia interpessoal e comunicação; negociação; liderança; análise de dados; comportamento organizacional; modelagem de planilha; inovação; e sustentabilidade empresarial.
A SMU oferece vários programas profissionais de pós-graduação por meio das suas sete escolas de contabilidade, negócios, economia, sistemas da informação, direito, ciências sociais e estudos integrativos.
Escola de Contabilidade: A escola ensina tomada de decisões financeiras, gerenciamento de risco e habilidades gerenciais. Ela oferece programas de pós-graduação como o Mestrado em Contabilidade Profissional e o Mestrado em Contabilidade (Dados e Análise).
Escola de Negócios Lee Kong Chian (LKCSB): A LKCSB tem a acreditação AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), a acreditação EQUIS (European Quality Improvement System), bem como a acreditação AMBA (Association of MBA Schools). Ela é uma das escolas mais jovens do mundo a ser acreditada por esses renomados órgãos. A LKCSB também faz parte do Conselho EMBA junto com outras escolas de negócios de renome mundial. A escola oferece um ensino holístico que conta com exposição global, networking na indústria e especialização em dez programas profissionais de pós-graduação.
Escola de Economia: A Escola de Economia está entre as dez melhores de econometria em todo o mundo, proporcionando aos alunos uma visão profunda do assunto, com a ajuda de docentes internacionais. Os Mestrados em Economia e em Economia Financeira e o Doutorado em Economia são os programas de pós-graduação oferecidos pela escola.
Escola de Computação e Sistemas de Informação: A escola se concentra em inovação, pesquisa e soluções de TI. Ela também oferece vários programas de pós-graduação que incluem um mestrado de TI em negócios, mestrado em computação, mestrado em sistemas de informação, programas de doutorado e o recém lançado Doutorado em Engenharia (DEng).
Escola de Direito Yong Pung How: A escola prepara os estudantes para se tornarem advogados intelectuais nas áreas de negócios, economia e política internacional.