Canadá cria esquema de visto para estudantes internacionais francófonos
Os estudantes internacionais de 33 países francófonos poderão se inscrever no Francophone Minority Communities Student Pilot (FMCSP), um programa que facilitará os estudos e, potencialmente, residir no Canadá.
Os candidatos devem provar uma proficiência na língua francesa no nível 5 na escala Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC) e que pretendem estudar um curso lecionado principalmente em francês em uma instituição fora de Quebec que participe do programa.
Os benefícios incluem requisitos de financiamento reduzidos para estudantes e seus familiares dependentes, que, inclusive, também podem ser elegíveis para uma autorização de estudo ou autorização de trabalho aberta. O valor necessário variará de acordo com a população da área em que planejam estudar.
Além disso, os candidatos aprovados terão acesso a serviços de suporte personalizados enquanto se estabelecem no país e podem se candidatar para se mudar para residência permanente após a graduação. Isso se estende aos familiares, mas não é garantido.
O primeiro ano do programa deve emitir até 2.300 autorizações de estudo separadamente do limite geral do Canadá para estudantes internacionais. Os países cujos cidadãos são elegíveis incluem Marrocos, Tunísia, Líbano e Haiti. As inscrições abrirão a partir de 26 de agosto de 2024.