Ciências Contábeis referem-se ao estudo do processo de controle das transações financeiras de uma empresa. Desde o surgimento do comércio, tem sido importante para empresas fazer o controle de entradas e saídas de capital a fim de estabelecer suas margens de lucro e sucesso no desenvolvimento.
Atualmente, a maioria das empresas possui departamentos de contabilidade que contratam recém-graduados. Este departamento não só irá lidar com patrimônio, receita e custos de produção, mas também será responsável pelas transações financeiras legais como pagamento de impostos e pelo uso de dados financeiros para prever a expansão de um negócio.
Você é apaixonado por finanças? Você tem sede de conhecimento administrativo? Você está buscando uma carreira dentro de um ambiente corporativo? Se sim, então talvez um curso de Ciências Contábeis seja perfeito para você.
Contudo, aqueles que de fato optam por estudar Ciências Contábeis devem não só ser capazes de demonstrar talento para matemática e negócios, mas também devem ter interesse em economia e direito. Como parte do curso, os estudantes deverão aprender os requisitos legais em relação à tributação e políticas monetárias, e também adquirir conhecimento de diferentes transações financeiras.
Há muito conteúdo a ser estudado nas Ciências Contábeis, então é importante que os estudantes sejam dedicados e estejam dispostos a fazer leituras complementares fora do horário de aula.
A maioria dos graduados que buscam qualificação em Ciências Contábeis o faz com a intenção de seguir carreira de contador. Entretanto, como parte do curso, estudantes também aprenderão sobre estrutura de negócios, direito e economia e, devido a isso, muitas vezes os graduados nessa área atuam em posições gerenciais.
Da mesma forma, graças ao conhecimento de dados financeiros obtido no decorrer do curso, muitos graduados também encontram trabalho no setor bancário, trabalhando como consultores financeiros em filiais ou como analistas de risco para grandes empresas de seguros.
Para aqueles que gostam de Ciências Contábeis, há também a opção de trabalhar com organizações sem fins lucrativos, escrevendo propostas de financiamento ou preenchendo pedidos para subsídios. Mesmo aqueles graduados que optam por não trabalhar dentro da área contábil podem encontrar trabalho adequado dentro de outras áreas profissionais como vendas, marketing, publicidade e até mesmo jornalismo e direito.
Alguns estudantes até decidem fazer um curso de pós-graduação que os permitirá ensinar, tanto dentro no ambiente de ensino superior quando de ensino fundamental. Uma especialização lhe prepara para trabalhar, também, com pesquisas acadêmicas.
A estrutura do curso dependerá muito do seu nível de estudo, a maioria dos programas de cursos de graduação tem duração mínima de três anos, com, geralmente, a exigência de estágio por um ano entre o penúltimo e último ano do curso.
Há ainda um grande número de cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis disponíveis particularmente para graduados com boas notas finais e com aptidão natural para matemática, economia e até mesmo administração. Para todos os cursos, os estudantes que não falam inglês como língua nativa devem fazer o IELTS e pontuar 6.0-6.5 (ou o equivalente em outro teste de proficiência, como o TOEFL) para poder começar o programa de ensino.
Estudantes de Ciências Contábeis também devem assistir aulas regulares, e serão avaliados por meio de uma combinação de exames e projetos escritos. Os estudantes podem ser encorajados a fazer estágio como parte do curso.
A coisa mais importante a se considerar quando se está decidindo onde estudar é que opções de módulos estão disponíveis em cada uma das universidades. Muitos dos módulos do currículo obrigatório são semelhantes entre os cursos, mas os módulos opcionais oferecidos podem ser diferentes dependendo da instituição. É sempre válido investigar se a universidade escolhida oferece a você módulos atrativos para as suas áreas de interessante e se o beneficiarão na sua carreira depois de graduado.
Você deve sempre olhar os requisitos de entrada e suas próprias finanças antes de enviar uma ficha de inscrição para a universidade escolhida. Você tem as notas certas para entrar? As taxas são gerenciáveis juntamente com o custo de vida? Se você ainda estiver tendo problemas para garantir financiamento, existe uma série de opções disponíveis, incluindo bolsas de estudo e ajudas de custo.
Também é importante assegurar que você estude em uma Universidade de prestígio e que ao mesmo tempo tenha fortes ligações dentro das áreas de carreiras nas quais você se interessa. Muitas das maiores empresas mantêm relações com certas instituições acadêmicas dos quais recrutam a maioria de seus funcionários iniciantes.
Independentemente de qual curso você decidir estudar, a localização da universidade também deve ser levada em conta no momento de decidir onde estudar. Você vai estudar por um período mínimo de 3 anos, por isso é importante que a universidade escolhida esteja localizada em um ambiente onde você possa prosperar social e academicamente. Descobrir novas culturas e conhecer novas pessoas é uma grande parte da vida de estudante e é vital para que você aproveite o máximo de sua experiência universitária. Enquanto alguns alunos preferem estudar em cidades grandes em universidades com os maiores campus, outros preferem as instituições menores, com um foco mais comunitário.