Estude Engenharia Química e de Materiais no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS
  • CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS
  • ONDE ESTUDAR?
Chemical and Materials Engineering

Engenharia química é um ramo da engenharia que se concentra nas ciências físicas, como química e física, e é a arte de compreender como converter matérias-primas e produtos químicos em substâncias de maior valor. A disciplina só recentemente se tornou uma área acadêmica independente e pode ser dividida em duas frentes: o projeto e a manufatura de maquinário e o desenvolvimento de novos materiais e de substâncias.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você é apaixonado por ciências físicas? Você é fascinado por engenharia? Você está pensando seguir a carreira dentro deste setor em particular? Se este for o caso, então talvez um curso de Engenharia Química e de Materiais seja perfeito para você.

Apesar de um curso desta natureza exigir muitas horas de contato em sala de aula, os estudantes também devem estudar em seu próprio tempo livre, conduzindo pesquisas críticas e elaborando relatórios e trabalhos escritos para demonstrar sua compreensão do conteúdo do curso.

No entanto, além de ter um forte domínio de princípios científicos e paixão pela área, é também indispensável que os alunos sejam capazes de lidar com alguns aspectos mais profissionais do curso. Embora aulas expositivas e tutoriais sejam essenciais para a aquisição do conhecimento, os estudantes devem também ser capazes de aprender em um ambiente mais prático, em laboratórios e em estágios supervisionados.

CARREIRAS EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

Muitos dos graduados neste campo particular de estudo esperam encontrar vagas para trabalhar como engenheiro químico/de materiais sendo responsáveis por pesquisas, projetos e o desenvolvimento de matérias-primas e de materiais avançados que podem ser usados no dia-a-dia. Este pode ser um plano de carreira lucrativo.

Mas aqueles com uma qualificação em Engenharia Química não têm que necessariamente seguir carreiras como engenheiro de materiais. Muitos formados seguem carreiras em funções envolvidas com o desenvolvimento de produto e a gestão de produção, devido ao seu conhecimento aprofundado a respeito de como os artigos específicos são produzidos.

Da mesma forma, há também uma série de outras áreas apropriadas para aqueles com qualificações na Engenharia Química. Os graduados podem continuar os estudos para conquistar qualificações de pós-graduação em direito, jornalismo financeiro e ensino caso queiram procurar carreiras dentro de outros setores profissionais.

CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

Os cursos de Engenharia Química em uma instituição respeitável frequentemente exigem históricos escolares com notas altas. A maioria das universidades espera que os candidatos tenham cursos avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou outras qualificações preparatórias equivalentes em ciência e, preferencialmente, em matemática. O curso vai se basear no seu conhecimento destas disciplinas, dessa forma, sua experiência escolar ou acadêmica prévia nestes campos terá um impacto significativo sobre sua habilidade de estudar a área em uma graduação.

A maioria de cursos da Engenharia avalia seus estudantes através de projetos pessoais e também esperam o envolvimento em estágios supervisionados através da universidade, especialmente se você estiver estudando um curso de graduação. A maioria de universidades tem conexões com empresas no setor e podem ajudar a encontrar as vagas para estágio.

Há também uma série de cursos de pós-graduação disponíveis para aqueles que já têm qualificações de graduação e experiência de trabalho relevante dentro do setor de Engenharia Química/de Materiais. A duração destes cursos pode variar dependendo do seu nível de estudo e se você decidir estudar em período integral ou meio período. No entanto, a maioria dos cursos dura no mínimo um ano.

Se o inglês não for sua língua nativa, você deve fazer um teste IELTS e obter nota mínima 6.0 - 6.5 (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL) antes de estudar em qualquer programa acadêmico.

ONDE ESTUDAR?

Uma consideração a se fazer quando for se decidir onde estudar no exterior é o custo de seu curso, e os requisitos de admissão. A maioria das universidades só aceitará para a graduação alunos com excelentes notas no histórico escolar, e para a pós-graduação,a penas os estudantes com um bom diploma de bacharelado em alguma área relacionada. Dessa forma, antes de decidir se este é o curso para você, certifique-se de que suas notas se enquadram nessas exigências. Considerando que um curso de Engenharia Química pode durar quatro anos ou mais, fazer um planejamento financeiro também é vital. Você pode pagar as taxas? Você pode bancar o custo de vida no exterior? Você será capaz de trabalhar meio período para custear seus estudos, ou pode conseguir subsídio ou bolsa de estudo?

A competição por vagas em cursos de engenharia é tão grande, tanto na graduação e quanto na pós-graduação, que as decisões que você faz a respeito da instituição de estudo terão um impacto significativo sobre seu futuro. Você deve tentar frequentar uma universidade de prestígio que mantém parcerias fixas com empresas do setor de Engenharia Química, porque isto aumentará suas oportunidades de contatos profissionais, além de suas possibilidades de encontrar trabalho depois de formado.

Naturalmente, com toda a informação que você vai receber, é fácil se esquecer de uma coisa importante: sua felicidade emocional. No final, você deve tentar escolher um lugar que possa oferecer satisfação tanto social quanto acadêmica durante seu curso - principalmente por estar longe de casa. Onde quer que você escolha estudar, seu curso vai acabar custando muito dinheiro, dessa forma você precisa se assegurar de que você vai aproveitar ao máximo seu tempo como estudante. Para tal, é importante que você considere se a cultura local vai acrescentar algo aos seus anos da universidade, além dos benefícios acadêmicos de estudar em determinada instituição.

Quais cursos de Engenharia Química e de Materiais são oferecidos?

1

Engenharia Química

2

Engenharia E Tecnologia De Materiais

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Engenharia De Materiais (Geral)

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Tecnologia Do Petróleo

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Engenharia Química e de Materiais

1
32
Canadá
3,392 VISUALIZAÇÕES Ver 31 cursos
2
211
Estados Unidos
2,638 VISUALIZAÇÕES Ver 264 cursos
3
210
Reino Unido
1,878 VISUALIZAÇÕES Ver 56 cursos
4
90
Itália
833 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos
5
9
Austrália
437 VISUALIZAÇÕES Ver 18 cursos
6
134
Nova Zelândia
357 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
7
154
República da Irlanda
332 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
8
173
Coreia do Sul
319 VISUALIZAÇÕES Ver 5 cursos
9
69
Alemanha
230 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos
10
131
Holanda
147 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos