Estude Química no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM QUÍMICA
  • CURSOS DE QUÍMICA
  • ONDE ESTUDAR?
Chemistry

Definida como o estudo da matéria e a forma como ela interage com o mundo, a Química é vital para compreender como funciona o mundo ao nosso redor. Embora os primeiros 'químicos' tenham surgido no mundo árabe do século IX, a disciplina de Química tem sido usada desde que a humanidade descobriu o calor, e como o fogo poderia transformar uma substância em outra.

Ao longo dos anos, a arte de entender a Química teve muitos nomes, sendo "alquimia" o mais famoso. No entanto, quer gostemos ou não, as coisas que usamos no nosso dia-a-dia vêm do mais básico dos princípios químicos. Do uso de medicamentos que salvam vidas e de tratamentos médicos, à produção de cosméticos e vestuário, a Química é uma ampla área de estudo com uma série de campos especializados.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Se você está pensando em estudar Química, é vital que você tenha uma paixão, bem como uma aptidão natural para a disciplina. Se você é curioso por natureza e sempre se interessou pelos princípios científicos básicos, então é muito provável que você goste do curso.

É importante também que você tenha a experiência adequada exigida para estudar uma graduação em Química, ou em uma área relacionada. Se realmente se decidir por uma graduação em Química, o seu conhecimento prévio na área será uma base muito importante para os seus estudos universitários. Assim, é importante que você tenha uma boa compreensão desta complexa disciplina antes de decidir estudá-la na universidade. É importante considerar se há algum campo específico da química que você está interessado já que há uma variedade de especializações dentro da área - graduações como química farmacêutica, química forense e química biomédica.

CARREIRAS EM QUÍMICA

Dada a diversidade dessa área de estudo, há muitas oportunidades para aqueles que se formam em Química, especialmente se eles se graduaram com boas notas. O profissional pode trabalhar com pesquisas, química industrial, meio ambiente, conservação, e em laboratórios pelo mundo inteiro.

Alguns profissionais decidem seguir com um estudo acadêmico mais aprofundado, e muitas vezes usam as habilidades adquiridas na universidade para auxiliar em pesquisas na área. Ou então, trabalham como professores acadêmicos.

Alguns formandos de Química também seguem carreiras em outras áreas nas quais seus conhecimentos e competências podem ser aproveitados, como jornalismo, negócios e direito, enquanto muitos optam ainda por usar suas habilidades para viajar pelo mundo trabalhando em projetos de conservação.

CURSOS DE QUÍMICA

Há uma forte concorrência pelas vagas nos cursos de graduação de Química, uma vez que o curso oferece uma grande variedade de oportunidades no mercado de trabalho.

Para completar um bacharelado simples em Química, você provavelmente vai levar três anos, mas a maioria das universidades de renome permite que os estudantes tenham a oportunidade de ganhar experiência de trabalho por um ano adicional. Se esta opção estiver disponível, então vale a pena considerar, pois ela não só ajuda a obter um domínio maior na área, mas também aumenta sua empregabilidade.

Diferentes instituições acadêmicas exigem diferentes requisitos de admissão, mas, em geral, a maioria dos programas de graduação espera que você tenha boas notas em cursos avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido, ou outros cursos preparatórios equivalentes) pelo menos de matemática e química e ter um bom domínio de inglês. Se você é um aluno estrangeiro e o inglês não for sua língua nativa, você deve fazer um teste IELTS e obter nota mínima 6,0 - 6,5 (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL).

ONDE ESTUDAR?

Com tantas universidades oferecendo tantos cursos diferentes, decidir onde estudar pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é importante limitar suas opções ao decidir exatamente o que você quer estudar e verificar as disciplinas e os programas de graduação oferecidos por diferentes instituições acadêmicas no exterior.

Você também precisa ser realista sobre suas capacidades acadêmicas ao fazer sua inscrição, pois diferentes universidades exigem diferentes requisitos de admissão. As universidades de maior prestígio como St Andrews e Cambridge esperam que seus estudantes tenham três notas A em cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalente, enquanto outras universidades podem ter exigências mais flexíveis para a entrada em cursos de graduação. A maioria dos cursos de pós-graduação exige que os alunos tenham média final mínima de 2.1 (com 70%-79% de aproveitamento).

Da mesma forma, também é importante avaliar o sucesso de ex-alunos da universidade e as conexões que ela mantém na área da indústria química. Frequentemente as grandes empresas estabelecem relações com determinadas universidades e dão prioridade a seus estudantes para vagas de estágio e trabalho, ou para oportunidades de contatos profissionais.

Ao selecionar uma universidade internacional, considere sua própria personalidade, e se você acha que você vai gostar de viver na área local. Se você gosta de socializar e se desenvolve melhor no corre-corre de um ambiente movimentado, então se inscrever para uma grande universidade em um centro urbano grande pode ser sua melhor opção. Se não, então se inscreva para uma universidade menor com um ambiente mais íntimo e comunitário.

Também é importante considerar o preço de taxas de matrícula e o custo de vida no exterior. Se você se estiver com dificuldades financeiras, você pode considerar requerer uma bolsa de estudos ou ajuda de custo.

Quais cursos de Química são oferecidos?

1
2

Química Médica

3

Química Molecular

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Química Computacional

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Química

1
211
Estados Unidos
1,837 VISUALIZAÇÕES Ver 664 cursos
2
32
Canadá
1,494 VISUALIZAÇÕES Ver 55 cursos
3
210
Reino Unido
1,059 VISUALIZAÇÕES Ver 103 cursos
4
154
República da Irlanda
457 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
5
9
Austrália
401 VISUALIZAÇÕES Ver 33 cursos
6
69
Alemanha
332 VISUALIZAÇÕES Ver 11 cursos
7
173
Coreia do Sul
206 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
8
134
Nova Zelândia
191 VISUALIZAÇÕES Ver 8 cursos
9
93
Japão
189 VISUALIZAÇÕES Ver 9 cursos
10
151
Portugal
102 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos