Estude Assessoria no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM COUNSELLING (ACONSELHAMENTO)
  • CURSOS DE COUNSELLING (ACONSELHAMENTO)
  • ONDE ESTUDAR?
Counselling

O Counselling (ou Counseling, nos Estados Unidos) é uma forma de terapia psicológica. A palavra significa "aconselhamento" e refere-se à interação entre duas pessoas – o orientador profissional e o orientado – em uma "relação de ajuda". O counselor (ou "conselheiro") tem como função ajudar o cliente a tomar suas próprias decisões pessoais, seja no âmbito emocional ou profissional.

Esta é uma área bastante recente (surgida nos anos 50) e, apesar de ser relacionado à área clínica da psicologia, o Counselling tem, cada vez mais, se ligado ao coaching e à tutoria, ambas práticas de orientação com o intuito de ajudar o cliente(coachee) a atingir um objetivo.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você é fascinado pela mente humana? Gostaria de aprender as teorias da terapia? Quer uma carreira para fazer a diferença na vida das pessoas? É comunicativo? Então, talvez, a área de Counselling pode ser perfeita para você.

Os estudantes desta área costumam ter desenvoltura para lidar com pessoas. É bastante possível que a universidade inclua um estágio obrigatório na grade curricular, desta forma, o estudante adquire experiência profissional aplicando a teoria na prática, tendo seus primeiros contatos com clientes reais.

Os estudantes devem estar preparados para lidar com a demanda emocional do curso: treinar habilidades pessoais, técnicas de análise, disciplinas relacionadas à psicologia humana, entre outras.

CARREIRAS EM COUNSELLING (ACONSELHAMENTO)

O counsellor profissional pode clinicar, construindo diferentes tratamentos de acordo com as necessidades do cliente – seja para tratar de transtornos de ansiedade ou depressão, ou superar problemas pessoais, tomar decisões estratégicas, etc.

O profissional de Counselling pode trabalhar em empresas ou em escolas, para fazer sessões de orientação individual com funcionários ou estudantes, criando estratégias para cada um dos problemas dos orientado; ou então, conduzindo orientações em grupo. Com as habilidades e conhecimentos adquiridos no curso, o counselor também encontra oportunidades em recursos humanos e trabalho social.

CURSOS DE COUNSELLING (ACONSELHAMENTO)

O curso de Counselling não é tão comum no Brasil. No exterior, ele é oferecido como uma área independente de graduação (Bacharelado de Counselling), ou como foco principal de estudos de graduações em outras áreas, como psicologia, trabalho social, educação, e ciências sociais aplicadas. É oferecido também como especialização, em cursos de pós-graduação. Em alguns casos, o aconselhamento em mestrados e doutorados recebe um foco ainda mais especializado, como counselling de famílias, de casais, de profissionais ou de saúde mental.

As graduações no exterior costumam durar, pelo menos, três anos e incluirão disciplinas de psicologia, sociologia, biologia, antropologia, ética, etc.; e irão fortalecer as habilidades interpessoais do estudante. Já os cursos de pós-graduação duram, no mínimo, um ano, dependendo do nível acadêmico (mestrado ou doutorado) e do período (integral ou meio período). Algumas universidades oferecem a área de Councelling em cursos vocacionais.

Cada universidade tem os seus próprios requisitos durante o processo seletivo, que irão variar de acordo com o país e o curso. No entanto, como parte dos requisitos de admissão das universidades internacionais, os estudantes estrangeiros precisam atingir uma nota mínima estipulada pela universidade em um dos exames padronizados de proficiência no inglês, como o IELTS e o TOEFL.

ONDE ESTUDAR?

Três fatores são muito importantes na hora de escolher o seu curso de Counselling no exterior. O primeiro deles é a reputação da universidade – que pode ter um impacto direto no seu currículo e na sua futura carreira. Pesquise se o curso oferecido por ela é reconhecido por algum órgão oficial da área e se ela proporciona oportunidades de estágio ou de experiências profissionais como parte da grade curricular. O segundo fator são os requisitos de admissão, inclusive o financeiro.

Você precisa saber se conseguirá atender a todas as exigências do processo seletivo antes de se inscrever e também se será capaz de bancar o curso e o custo de vida no exterior (moradia, alimentação, transporte público e lazer). Se achar que precisará de assistência financeira, pesquise por opções de bolsas de estudo disponíveis na universidade.

E, por último, escolha um lugar onde você possa se sentir bem. Verifique se a universidade oferece serviços de suporte ao estudante internacional, clubes e organizações estudantis, eventos culturais e sociais, etc. Estes serviços ajudarão na sua adaptação e a fazer novos amigos.

Quais cursos de Assessoria são oferecidos?

1

Habilidades De Aconselhamento (Geral)

2

Habilidades De Aconselhamento (Especialista)

3

Terapia Familiar

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Problemas Relacionados À Saúde: Aconselhamento

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Assessoria

1
211
Estados Unidos
1,362 VISUALIZAÇÕES Ver 457 cursos
2
32
Canadá
307 VISUALIZAÇÕES Ver 30 cursos
3
9
Austrália
204 VISUALIZAÇÕES Ver 41 cursos
4
210
Reino Unido
144 VISUALIZAÇÕES Ver 80 cursos
5
173
Coreia do Sul
79 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
6
154
República da Irlanda
49 VISUALIZAÇÕES Ver 8 cursos
7
134
Nova Zelândia
26 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
8
62
Finlândia
15 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
9
172
África do Sul
14 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
10
84
Hong Kong
13 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos