Estude Dança no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM DANÇA
  • CURSOS DE DANÇA
  • ONDE ESTUDAR?
Dance

O estudo da dança envolve o aprendizado do movimento humano no tempo determinado de um ritmo ou de um som musical, mas significa muito mais. É para apaixonados por ela; para pessoas que a praticam rotineiramente e a vivem intensamente. A dança tem um papel muito importante na cultura e no entretenimento de comunidades. Nos dias de hoje, as pessoas têm prazer em dançar socialmente, mas a origem da dança se deu por rituais antigos. Desde as tribos africanas às tradições teatrais ocidentais, o estudo da dança não é especializado apenas nos movimentos do corpo, como também na sua relação com a identidade social.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você é apaixonado pelos estudos dos movimentos humanos? Você ama música e cultura? Você pratica a dança há algum tempo? Se suas respostas foram sim, então, talvez, você pode considerar estudar um curso acadêmico de dança.

No entanto, é muito importante lembrar que o curso de dança é extremamente prático e muito exigente fisicamente. O estudante não só deve ter um senso rítmico, como também estar em boa forma. As grades curriculares, provavelmente, incluirão a disciplina de coreografia, então criatividade será uma característica importante nos estudantes. Você aprenderá as origens da dança, por isso, é um ponto positivo ter interesse por história e cultura.

CARREIRAS EM DANÇA

Muitos estudantes que escolhem estudar dança academicamente têm como objetivo uma carreira com performances e apresentações. Apesar de trabalhos como bailarino ou dançarino no show business serem um tanto difíceis de conquistar, eles podem ser lucrativos. Um bailarino nos famosos teatros da região West-end em Londres (a Broadway britânica) ganha, em média, £700 (libras esterlinas) por semana. O salário, é claro, irá depender de onde e para quem você trabalhará.

No entanto, os graduados em dança podem optar por outros seguimentos. Uma delas é seguir a carreira de professor na indústria da dança. Seja lecionando em uma academia ou em escolas específicas de dança, há uma série de opções disponíveis aos bailarinos com um forte diploma acadêmico. Ou então, podem tentar integrar companhias de dança. Grandes companhias com fama internacional como a Royal Ballet Company e a Northern Dance procuram por integrantes com amplo treino e experiência.

CURSOS DE DANÇA

O processo seletivo para os cursos acadêmicos na área de dança é bastante rigoroso. Muitas universidades podem pedir cursos preparatórios (os A-levels, no Reino Unido, por exemplo) para adentrar uma graduação, e um diploma de bacharelado com boas médias para ser admitido em cursos de pós-graduação. Mas o essencial é demonstrar o seu talento em um teste prático.

Os candidatos às vagas em graduações terão de passar por um exame prático para provar aos responsáveis pela admissão de estudantes suas habilidades; algumas instituições podem pedir também exames de saúde para garantir que consigam acompanhar as exigências físicas do curso. Os candidatos não nativos na língua inglesa devem atingir uma nota mínima em um exame de proficiência em inglês – 6.0 no IELTS, por exemplo – para comprovar fluência no nível exigido pela universidade.

Um curso acadêmico básico de dança dura três anos e permite que os estudantes estudem várias técnicas de dança e coreografia. Algumas instituições permitem que você estenda o seu curso por mais um ano para se qualificar com treinamento profissional. Algumas das disciplinas na grade curricular serão teóricas, mas a grande maioria terá foco prático. Os cursos de pós-graduação durarão pelo menos um ano e permitem a especialização em uma das várias técnicas da dança.

ONDE ESTUDAR?

A indústria da dança é bastante competitiva. Por isso, além das suas habilidades e experiências, um forte currículo acadêmico pode pesar bastante nas suas oportunidades profissionais. Se você planeja uma carreira nos palcos, lembre-se que diretores de elenco também analisam a reputação da instituição responsável pelo seu treinamento. Procure universidades que mantenham links com companhias de dança para aumentar as suas chances de ser empregado após a graduação.

Escolha também uma universidade localizada em um ambiente que atenda aos seus interesses, afinal, você morará pelo menos três anos na região. O prestígio da universidade é benéfico, mas você também precisa imaginar-se vivendo e convivendo no ambiente universitário oferecido por ela. Considere questões como custo de acomodações estudantis, transporte público, o movimento cultural na região, e as instalações acadêmicas.

Antes de decidir onde estudar no exterior, você deve sempre criar um orçamento. Faça uma lista dos fundos que você terá acesso no exterior e como será a sua situação financeira; pesquise bolsas de estudo oferecidas pelas universidades. Além disso, considere se você está pronto para o teste prático realizado no processo seletivo da instituição antes de se inscrever no curso.

Quais cursos de Dança são oferecidos?

1

Coreografia

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
2

Balé (Europa): Dança Clássica

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Estudos Do Movimento (Dança)

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Dança Moderna

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Dança

1
211
Estados Unidos
2,622 VISUALIZAÇÕES Ver 235 cursos
2
210
Reino Unido
1,868 VISUALIZAÇÕES Ver 63 cursos
3
32
Canadá
945 VISUALIZAÇÕES Ver 11 cursos
4
9
Austrália
293 VISUALIZAÇÕES Ver 8 cursos
5
131
Holanda
272 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos
6
134
Nova Zelândia
123 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
7
114
Malásia
34 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
8
140
Noruega
21 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
9
154
República da Irlanda
18 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
168
Singapura
17 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso