A Engenharia Eletrônica é um campo da engenharia preocupado com o estudo de componentes elétricos e de dispositivos de semicondutores, e é classificado como uma subárea dentro do campo da engenharia elétrica.
A Engenharia Eletrônica é uma área relativamente recente que surgiu a partir de melhorias tecnológicas da invenção do telégrafo no século XIX e com o desenvolvimento no século XX de aparelhos de rádio e telefone. O termo em si surgiu em meados de 1950, após os desenvolvimentos tecnológicos que ocorreram durante os anos de 1940 como o resultado da Segunda Guerra Mundial.
Você é apaixonado por Engenharia Eletrônica? Tem um fascínio por dispositivos elétricos? Se sim, então a Engenharia Eletrônica pode ser o curso perfeito para você!
No entanto juntamente com a paixão pela área, também é importante que os alunos sejam capazes de lidar com a natureza prática do curso. Embora os estudantes devam assistir aulas expositivas e compreender a teoria, a maioria do curso é profissionalizante, com disciplinas obrigatórias ensinadas em um ambiente de aprendizagem mais prático.
Da mesma forma, os alunos também devem estudar em seu próprio tempo livre. Grande parte do conteúdo será avaliada mediante a apresentação de trabalho escrito e/ou prático, então os candidatos capazes de estudar de forma independente são os que provavelmente vão se formar com as maiores notas.
Ao longo de sua qualificação, estudantes de Engenharia Eletrônica irão desenvolver uma série de habilidades técnicas, bem como habilidades que são transferíveis para uma ampla gama de carreiras. Muitos graduados acabam encontrando trabalho em setores de desenvolvimento de sistemas, gestão da qualidade e vendas, uma vez que habilidades analíticas são essenciais nestes campos.
Como parte do curso, os alunos também vão desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e habilidades matemáticas, dessa forma, áreas como a financeira, bancária e de negócios se tornam opções viáveis para encontrar trabalho após a formatura. Os alunos também podem fazer um curso de pós-graduação em direito ou ensino e se inserir nesses campos específicos.
Entretanto, a maioria dos estudantes que escolhe a Engenharia Eletrônica como curso tem a intenção de se tornar um engenheiro eletrônico ou engenheiro eletricista, desenvolvendo, projetando, montando e fazendo manutenção em equipamentos eletrônicos.
Os cursos de Engenharia Eletrônica em um estabelecimento respeitável frequentemente exigem notas altas, a maioria das universidades espera que os candidatos tenham cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou qualificações equivalentes em ciência e matemática. O curso vai ser baseado no seu conhecimento de matemática e ciências, dessa forma suas notas são importantes, independente da universidade você escolher.
A maioria de cursos da engenharia avalia seus estudantes através de projetos pessoais, assim como também espera que seus estudantes se envolvam em estágios de trabalho através da universidade. A maioria de universidades tem conexões com empresas de engenharia e podem ajudar a encontrar as vagas para estágio.
Os estudantes da engenharia também devem assistir aulas expositivas e fazer testes e exames periódicos, portanto é importante que todos os estudantes sejam fluentes em inglês. Se o inglês não for sua língua nativa, você deve fazer um teste IELTS e obter nota mínima 6.5 (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL).
Há também uma série de cursos de pós-graduação disponíveis, que duram de um a três anos. Candidatos que desejam cursar uma pós-graduação devem ter média final mínima de 2:1 (com 70-79% de aproveitamento) em uma disciplina relacionada.
Independentemente de qual curso você decida estudar, a localização da universidade em si também deve ser levada em conta. Descobrir novas culturas e conhecer novas pessoas são uma grande parte da vida de estudante no exterior e é vital que você aproveite ao máximo sua experiência de universidade. Alguns estudantes preferem estudar em cidades maiores com grandes universidades, enquanto outros preferem estabelecimentos menores com um foco mais comunitário. Você vai estudar no mínimo por um ano, portanto é importante que a universidade escolhida esteja localizada em um ambiente onde você possa se desenvolver tanto acadêmica quanto socialmente.
Outra coisa importante a se considerar quando você está decidindo onde estudar é quais as opções de disciplinas disponíveis em cada uma das universidades, juntamente com as especialidades dos futuros professores. Embora muitos dos módulos obrigatórios sejam parecidos entre cursos, diferentes universidades oferecem uma série de disciplinas opcionais diferentes. Se você já tem uma idéia a respeito de que área de estudo que você está interessado em se especializar, vale a pena verificar se a universidade escolhida oferece opções de módulos e disciplinas que vão beneficiar sua carreira depois da graduação.
Você deve sempre verificar as exigências da entrada do processo seletivo e suas próprias finanças antes de fazer sua inscrição para a universidade escolhida. Você tem as notas mínimas para a entrar? Consegue pagar as taxas do curso juntamente com o custo de vida no exterior? Se você estiver com dificuldades financeiras, há uma série de opções disponíveis incluindo bolsas de estudo e ajudas de custo.