Estude Cinema e Televisão no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM CINEMA & TELEVISÃO
  • CURSOS DE CINEMA & TELEVISÃO
  • ONDE ESTUDAR?
Film

Cinema e Televisão é a área dos estudos das artes cinematográficas e televisivas, desde a produção à crítica. A sua inserção como curso acadêmico é relativamente recente. Isto porque a indústria cinematográfica apenas se popularizou nos últimos 100 anos. Inicialmente, quando os filmes eram produzidos e transmitidos em 1880, seguiam o estilo carnavalesco, sem diálogos, e eram acompanhados por uma orquestra completa.

Com a tecnologia atual em constante evolução, tudo é possível na sétima arte. Até mesmo um aparelho celular é capaz de dar vida a obras da área. A criatividade ganhou novas formas de ser expressada, com o desenvolvimento de imagens geradas pelo computador e com a tecnologia de câmeras 3D. As possibilidades são infinitas.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você é apaixonado por cinema? Você tem uma boa compreensão do que é constituída uma grande obra? Gostaria de aprender mais sobre a história e o futuro da indústria cinematográfica? Então pode considerar seguir a área acadêmica de Cinema e Televisão.

Como parte do curso, você aprenderá a assistir, analisar, criticar, produzir e dirigir obras do cinema e da televisão; e, ao mesmo tempo, aprenderá a identificar os elementos principais de cada gênero e como inseri-los em um contexto histórico e social.

CARREIRAS EM CINEMA & TELEVISÃO

Além de aprender as especificidades da área, você irá desenvolver habilidades de pesquisa, gestão de projetos e comunicação, qualidades importantes em qualquer área profissional.

Há várias carreiras disponíveis para graduados em Cinema e Televisão. Muitos profissionais conseguem adentrar a indústria como assistentes em sets de filmagem ou então produzindo trabalhos multimídias de forma independente. Outros formandos preferem trabalhar em grandes produtoras ou redes televisivas. Estas companhias possuem inúmeras funções relacionadas aos estudos de Cinema & Televisão: pesquisa, produção, direção, roteiro, iluminação, cenografia, e muito mais. Além disso, o seu curso acadêmico lhe permite conquistar funções em marketing, publicidade, jornalismo, entre outras áreas.

Você ainda pode preferir se especializar em um ramo específico com um curso de pós-graduação, como direção, roteiro ou até mesmo artes cênicas.

CURSOS DE CINEMA & TELEVISÃO

A maioria das graduações de Cinema e Televisão dura no mínimo três anos, e as pós-graduações costumam durar pelo menos um ano. As grades curriculares incluem disciplinas teóricas e práticas. Desde a estrutura narrativa de um roteiro de sucesso à história dos musicais hollywoodianos, você será introduzido a diferentes temas, por isso, ter paixão pela área e certo conhecimento prévio lhe ajudará a se sair bem no curso.

Os requisitos de admissão são bem variados e cada universidade tem as suas próprias exigências. É claro que um forte histórico escolar e certa fluência no inglês lhe destacarão dentre os demais candidatos. Se você não for nativo na língua Inglesa, terá que atingir uma nota mínima de 6.0 no IELTS ou o equivalente em outro exame de proficiência em inglês, como o TOEFL.

ONDE ESTUDAR?

Os estudos acadêmicos em Cinema e Televisão irão lhe preparar com o conhecimento e as habilidades necessárias para trabalhar na área, mas não serão suficientes para adentrar a sua carreira dos sonhos. A indústria cinematográfica é uma daquelas áreas nas quais experiências prévias e contatos são essenciais para conquistar uma chance profissional. Por isso, você precisa optar por uma universidade que mantenha contatos diretos com agências, empresas e produtoras, possibilitando aos estudantes a construção de um sólido networking profissional.

Ao escolher a sua graduação, analise a grade curricular do curso: ela inclui disciplinas que atendem aos seus interesses profissionais? Não importa se a sua vontade seja estudar direção e roteiro ou a história do cinema britânico, haverá sempre uma opção certa disponível para você. Além de o curso ter uma boa reputação, você precisa estar satisfeito com o conteúdo lecionado.

Ao decidir-se por onde estudar, lembre-se que você está decidindo também onde morar. Afinal, serão de meses a anos no exterior. Por isso, procure um lugar que combine com a sua personalidade: se você for extrovertido e comunicativo, pode optar por uma grande instituição no centro de uma metrópole; se for mais introvertido e calmo, pode preferir uma universidade menor, em uma cidadezinha mais tranquila.

E por último, analise os requisitos de admissão da universidade e o preço do curso. Você se encaixa nas exigências do processo seletivo? Será capaz de bancar os seus estudos no exterior? Várias instituições oferecem diferentes bolsas de estudo e formas de assistências financeiras. Vale a pena pesquisar as opções disponíveis.

Quais cursos de Cinema e Televisão são oferecidos?

1

Produção De Cinema / Vídeo / Televisão

2

Produção De Cinema / Vídeo

3

Produção De Programas De Televisão

4

Efeitos Especiais (Filme/Vídeo)

Top 10 destinos de estudo para Cinema e Televisão

1
211
Estados Unidos
3,586 VISUALIZAÇÕES Ver 244 cursos
2
32
Canadá
3,290 VISUALIZAÇÕES Ver 32 cursos
3
210
Reino Unido
3,006 VISUALIZAÇÕES Ver 184 cursos
4
9
Austrália
858 VISUALIZAÇÕES Ver 40 cursos
5
154
República da Irlanda
464 VISUALIZAÇÕES Ver 14 cursos
6
69
Alemanha
336 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
7
131
Holanda
323 VISUALIZAÇÕES Ver 12 cursos
8
134
Nova Zelândia
272 VISUALIZAÇÕES Ver 16 cursos
9
151
Portugal
166 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
189
Suécia
81 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos