Recursos humanos refere-se ao departamento de uma empresa que lida com o tratamento e comunicação entre os funcionários. Há um equívoco comum em torno do setor de recursos humanos, com muitas pessoas acreditando ser uma área recente.
Apesar de ser verdade que nos últimos 30 anos a área de recursos humanos se expandiu rapidamente, funções relacionadas à área de recursos humanos dentro de empresas datam de meados de 1800, quando se tornou socialmente, e mais tarde legalmente, previsto que empregadores devem cuidar dos interesses de seus funcionários. Desde 1833, funcionários do bem-estar industrial foram empregados para inspecionar as fábricas e para assegurar de que as mulheres e as crianças tivessem uma carga horária e salário aceitáveis.
Atualmente, o trabalho das equipes de gestão de recursos humanos é um tanto diferente de seus colegas da era Vitoriana. Contudo, apesar das mudanças, a base da função ainda permanece a mesma: cuidar da equipe de funcionários.
Essa graduação é ótima para indivíduos que querem seguir uma carreira dentro do setor dos recursos humanos. Entretanto, nem todos são adequados para este programa em específico. Assim, antes de se inscrever, você precisa ter certeza se é isto que você realmente quer. Aqueles estudando este curso em particular devem ser apaixonados não só por negócios e gestão, mas também pela compreensão de como as pessoas pensam e como combinar habilidades individuais com as necessidades de uma empresa.
Muitos cursos de recursos humanos exigem não só que os alunos assistam aulas expositivas e seminários, mas também esperam que seus estudantes participem de estágios de trabalho a fim de ganhar alguma experiência prática durante seus estudos. Bem como ter uma paixão pela área, os estudantes devem ser dedicados e organizados a fim de aproveitar ao máximo o curso.
Apenas alguns graduados em recursos humanos vão acabar trabalhando dentro do setor de recursos humanos. Aqueles que, em geral, obtiveram boas médias em uma universidade respeitável e que têm alguma experiência de trabalho prévia dentro de um departamento de RH.
No entanto, nem todos os graduados optam por ir direto para o mundo do recrutamento e RH. Uma qualificação em recursos humanos inclui uma variedade dos módulos como direito trabalhista e a estrutura de negócios. Com uma variedade tão ampla de conhecimentos disponíveis àqueles com uma graduação em RH, muitos graduados optam por empregos em negócios, jornalismo ou campos jurídicos. Os setores financeiro e bancário também são escolhas muito procuradas entre os graduados em RH, uma vez que a maioria dos cursos oferecem também módulos em finanças ou contabilidade.
Uma das habilidades principais que todo estudante de RH vai adquirir no decorrer do curso é a capacidade de compreender a maneira que as pessoas pensam. Isto faz do formado em RH um candidato ideal para trabalhos na área de propaganda.
Os cursos de RH e negócios são bastante procurados pelos estudantes interessados na versatilidade da área e também em seguir carreiras com posições de trabalho com salários mais elevados.
Embora as notas de entrada dependam do estabelecimento acadêmico, a maioria das universidades exige que seus alunos tenham no mínimo três cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalentes. Apesar de não haver nenhuma disciplina obrigatória que você precise ter cursado, estudos em matemática, negócios ou economia podem ser uma vantagem, pois mostram que você já tem um conhecimento básico do assunto. Se não for um falante nativo do inglês, você deverá também passar em um teste IELTS (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL) antes de começar qualquer nível de estudo.
Em geral um curso de graduação desta natureza dura de três a quatro anos, dependendo de onde você decidir estudar. As universidades que oferecem o curso de quatro anos, em geral, exigem que os alunos usem o último ano de estudos para ganhar experiência prática por meio de estágios de trabalho. Cursos de pós-graduação podem durar entre um e três anos, dependendo do nível de estudo.
A maioria dos alunos que estudam recursos humanos tem um interesse por negócios e pretende seguir uma carreira em negócios ou em recursos humanos depois da graduação. Se isto se aplicar a você, então é importante verificar não apenas o conteúdo dos módulos e a estrutura do curso, mas também as conexões que a universidade tem com empresas de recrutamento na área. As maiores empresas são afiliadas às universidades de maior prestígio, a fim de empregar os mais qualificados graduados.
Se você achar que um curso de graduação de quatro anos ou um curso de pós-graduação mais profissionalizante não é para você, então talvez você deva procurar ganhar alguma experiência de trabalho fora do seu horário na universidade. Se este for o caso, então escolher o local certo é fundamental. A maioria de empresas gosta quando você demonstra iniciativa e está sempre aberta a oferecer aos estudantes experiência de trabalho em seus horários livres da universidade. Se isso é algo que você está considerando, então, é importante que você escolha uma universidade em uma localização onde haja uma série de oportunidades disponíveis.
Claro que localização e prestígio são os principais fatores a considerar quando decidir onde estudar, mas também é importante que você se inscreva para as universidades que tenham exigências de entrada que combinem com seu histórico acadêmico e ainda de que sua bolsa de estudos ou financiamento podem cobrir o custo das taxas do curso.