Estude Jornalismo no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM JORNALISMO
  • CURSOS DE JORNALISMO
  • ONDE ESTUDAR?
Journalism

A liberdade de expressão é a chave de qualquer sociedade democrática. Na atual Constituição Federal brasileira, a liberdade de expressão é, em todas as formas, um direito fundamental e intransferível de todo cidadão. Enquanto ela se aplica a qualquer forma de comunicação, a liberdade de imprensa concede ao indivíduo o direito de publicar, acessar, difundir e incentivar a informação, por meio da comunicação em massa, sem a intervenção do estado. Assim, cada publicação, cada escritor e cada leitor têm direito a uma opinião e têm completa liberdade de expressá-la.

Estes fatos fazem do Jornalismo uma área acadêmica muito fascinante. A mídia - seja ela impressa, televisiva ou online - é responsável por fornecer ao público as informações necessárias para formular opiniões. E isto ainda faz com que jornalistas tenham o poder de mudar o mundo.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você é uma pessoa naturalmente inquisitiva? Você gosta de manter-se informado sobre diferentes assuntos? Gosta de participar de discussões sobre temas e questões atuais? Se suas respostas foram afirmativas, então um curso de Jornalismo pode ser perfeito para você.

Como parte do curso, você aprenderá as responsabilidades legais e morais de se trabalhar como parte da imprensa; e estudará a história da profissão, inclusive a recente revolução que a internet causou no Jornalismo. A mídia é incrivelmente variada, de tablóides e jornais impressos à TV e rádio. Você irá compreender as especificidades de cada um destes formatos e aprenderá a atingir todo tipo de audiência. O conteúdo dos cursos acadêmicos na área do Jornalismo é bastante variado e possui diversas disciplinas práticas para que os estudantes tenham, desde a graduação, o gostinho de produzir informação em todas as suas formas.

CARREIRAS EM JORNALISMO

Ao concluir uma graduação de Jornalismo (que, às vezes, recebe o nome de Comunicação Social), você pode seguir uma infinidade de caminhos profissionais. No entanto, as vagas na área são extremamente competitivas; para conquistar uma chance na profissão, você precisará se destacar com um forte diploma e possuir experiências prévias de trabalho. Por isso, ter oportunidade de realizar um estágio durante o curso é essencial.

Você ainda pode decidir-se por outras áreas além da comunicação social. As habilidades adquiridas no seu curso podem ser aplicadas em diferentes ambiente profissionais: agências de relações públicas, assessorias, editoras, etc. Há também a opção de realizar trabalhos como freelancer, sem vínculos empregatícios com empresas. Ou então, você pode continuar os seus estudos acadêmicos em uma pós-graduação, seja em Jornalismo, ou em outras áreas, como Educação, para tornar-se professor universitário, ou Direito.

CURSOS DE JORNALISMO

Apesar de cada instituição possuir os seus próprios requisitos de admissão, com cursos e vagas profissionais tão disputadas, as universidades internacionais costumam ser exigentes nos requisitos de admissão de seus estudantes. Você vai precisar de um forte histórico escolar com altas médias e uma boa proficiência no inglês.

A maioria das graduações dura no mínimo três anos; mas algumas instituições oferecem um ano adicional de estudos para que os estudantes tenham a oportunidade de fazer um estágio ou um intercâmbio no exterior.

Os estudantes internacionais que não forem nativos na língua inglesa precisam de uma nota mínima em um teste padrão de proficiência em inglês - de 6.0 a 6.5 no IELTS, ou o equivalente em outro teste, como o TOEFL.

ONDE ESTUDAR?

O mais importante ao procurar um curso de Jornalismo no exterior é encontrar uma instituição lhe que proporcionará o máximo de experiência profissional possível. Ela deve incluir um estágio como parte obrigatória da grade curricular e manter contatos e links com empresas e veículos da área. Além disso, avalie a região onde a universidade está localizada. Você terá oportunidades profissionais durante e após a conclusão do seu curso?

Como o Jornalismo é uma área muito ampla, é importante analisar também as disciplinas de cada grade curricular. Escolha a universidade que ofereça todas as disciplinas de seu interesse e que lhe ajudarão a se preparar para a carreira dos seus sonhos.

E, é claro, avalie se você se enquadra em todos os requisitos de admissão da universidade, e se você conseguirá pagar pelo curso. Se achar que não terá recursos financeiros suficientes para bancar o custo da vida no exterior, pesquise as opções de bolsas de estudo e assistência financeiras oferecidas pela universidade.

Quais cursos de Jornalismo são oferecidos?

1

Jornalismo (Geral)

2

Jornalismo: Matérias Específicas

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Sports Journalism

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Jornalismo Televisivo

Top 10 destinos de estudo para Jornalismo

1
211
Estados Unidos
3,427 VISUALIZAÇÕES Ver 372 cursos
2
210
Reino Unido
2,225 VISUALIZAÇÕES Ver 88 cursos
3
32
Canadá
1,920 VISUALIZAÇÕES Ver 32 cursos
4
154
República da Irlanda
493 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
5
9
Austrália
374 VISUALIZAÇÕES Ver 34 cursos
6
173
Coreia do Sul
170 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
7
134
Nova Zelândia
140 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos
8
131
Holanda
100 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos
9
174
Espanha
73 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
39
China
39 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos