Estude Literatura no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM LITERATURA
  • CURSOS DE LITERATURA
  • ONDE ESTUDAR?
Literature

Desde o surgimento da linguagem, surgiu também a literatura. Desde histórias orais e ilustradas compartilhadas na época em que poucos eram alfabetizados até clássicos mais contemporâneos, o estudo da literatura demonstra as muitas maneiras diversas em que palavras podem ser manipuladas por prazer, distração ou para educar.

Oscar Wilde certa vez afirmou “não existe livro moral ou imoral. Os livros são bem-escritos ou não. Só isso.” Através do estudo das grandes obras literárias, os alunos ganham um entendimento do poder dos autores e as palavras que eles usam, o que define uma obra literária como sendo bem-escrita, além de estudar as atitudes e opiniões dos textos culturalmente influentes, tentando localizar sua moral e atitudes no contexto social e histórico da obra.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

A literatura inglesa é um campo de estudo fascinante e abrange uma grande variedade de gêneros desde romances históricos, poesia em inglês medieval, ficção científica até contos de fadas e a tradição oral. Se você for fascinado pela palavra escrita e adora ler uma grande variedade de textos, então, uma graduação em literatura pode ser algo que você vai gostar de fazer.

Em um curso de literatura, a quantia de horas em sala de aula provavelmente será menor do que em muitos outros cursos, por isso, é importante que você é uma pessoa motivada. Além de assistir aulas expositivas, seminários e tutoriais, você também deve ler cerca de dois a três livros por semana durante o seu tempo livre, além de conduzir suas próprias pesquisas.

Você também deve ter fortes habilidades analíticas uma vez que você não só deve entregar trabalhos escritos semanalmente, mas você também será encorajado a participar de debates e discussões sobre os principais textos durante as sessões de estudo em grupos menores. É importante que você seja capaz de absorver e analisar as principais informações e, ao mesmo tempo, formular suas próprias opiniões.

CARREIRAS EM LITERATURA

A beleza de estudar uma graduação em literatura é que as habilidades que você aprende durante seus estudos são transferíveis para muitas indústrias diferentes e permitem certa flexibilidade para controlar sua própria carreira.

Uma das opções de carreira mais procuradas para os graduados em literatura é na área de ensino. Aqueles que tem boas notas e alguma experiência de trabalho, frequentemente são incentivados a seguir uma carreira na área de ensino, especialmente devido à falta de professores.

Muitas universidades oferecem cursos de pós-graduação em ensino (como o PGCE, Post-Graduate Certificate in Education) que são parcialmente financiados pelo governo.

E, claro, ainda existem muitas outras indústrias nas quais você pode trabalhar com uma graduação em literatura. Devido às habilidades analíticas que você adquire durante seu tempo na universidade, muitas empresas empregam graduados em literatura para trabalhar como jornalistas, assistentes de relações públicas, assistentes de marketing e mídia e como escritores.

Da mesma forma, muitos graduados em literatura fazem cursos de pós-graduação em direito a fim de se tornar advogados ou procuradores ou optam ainda por seguir carreiras no setor financeiro e bancário.

CURSOS DE LITERATURA

A competição para um curso como literatura é especialmente acirrada uma vez que é um curso bastante procurado por aqueles que são apaixonados pelo assunto e querem estudar um tópico que lhes dará uma ampla gama de opções de pós-graduação.

A maioria de universidades prefere que os candidatos tenham um curso preparatório avançado (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou uma qualificação equivalente em literatura para entrar nos cursos de graduação, embora algumas instituições possam considerar os candidatos com qualificações em disciplinas semelhantes como linguística ou história. Se você quiser estudar num curso de pós-graduação, você deve ter média final 2:1 (com 70-79% de aproveitamento) ou equivalente em uma graduação, e todos os estudantes estrangeiros serão obrigados a fazer um teste IETLS antes de estudar a literatura em qualquer nível.

Os cursos de literatura disponíveis em diferentes instituições acadêmicas vão ter diferentes exigências de entrada, e a maioria de cursos de graduação vai durar no mínimo três anos. No entanto, algumas universidades oferecem a opção de participar de um programa de intercâmbio, no qual você pode estudar por quatro anos e passar um ano frequentando uma universidade ou trabalhando no exterior entre seu segundo e último ano. Um curso de pós-graduação vai durar entre um ano (para mestrado) até três anos (para doutorado).

ONDE ESTUDAR?

Por a literatura ser um curso tão procurado, a maioria das universidades oferecerem como um curso de graduação. Embora isso signifique que você não vai ficar sem opções, tentar verificar todas as suas opções antes de escolher pode ser uma tarefa difícil.

A primeira coisa a se considerar ao escolher um curso de literatura é que áreas de literatura você acha mais fascinante. Você vai estudar pelo menos por um ano, provavelmente por mais tempo, então é importante que independente do curso ou da universidade que você escolher, que os módulos específicos sejam na sua área de interesse. Da mesma forma, também vale a pena investigar a estrutura do curso, uma vez que literatura pode ser avaliada em diversas maneiras como trabalhos ou exames escritos.

Para uma graduação como literatura, a localização da universidade escolhida é fundamental para sua experiência universitária. Considerando a popularidade dos cursos de literatura e seu potencial diversificado, é importante estabelecer contatos profissionais e ganhar o máximo de experiência possível enquanto você ainda estiver estudando a fim de aumentar sua empregabilidade. As universidades localizadas perto de cidades com uma forte reputação literária e história teatral como Oxford, Londres e Edimburgo (no Reino Unido), Toronto (Canadá) e Chicago (EUA) tem as conexões importantes com as empresas literárias e eventos nas áreas vizinhas.

As taxas e as notas acadêmicas também devem ser levadas em consideração ao decidir onde estudar. Muitas das universidades de maior prestígio como Oxford, Cambridge, Harvard e Yale esperam que os candidatos tenham nota A em no mínimo três cursos avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalentes. Se você não tem certeza se vai conseguir tais notas, mas já tiver decidido por estudar em uma área específica, vale a pena lembrar que a maioria de cidades tem mais de uma universidade.

Se você tiver problemas com as taxas do curso ou ainda está esperando pelo financiamento, há uma série de ajudas de custo e bolsas de estudo disponíveis para os estudantes.

Quais cursos de Literatura são oferecidos?

1

Literatura Inglesa

2

Literatura Comparativa

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Europa: Literatura

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Literatura Clássica

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Literatura

1
210
Reino Unido
2,952 VISUALIZAÇÕES Ver 128 cursos
2
211
Estados Unidos
1,555 VISUALIZAÇÕES Ver 442 cursos
3
32
Canadá
1,052 VISUALIZAÇÕES Ver 35 cursos
4
154
República da Irlanda
348 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
5
173
Coreia do Sul
144 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
6
131
Holanda
128 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
7
9
Austrália
99 VISUALIZAÇÕES Ver 27 cursos
8
69
Alemanha
89 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos
9
90
Itália
80 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
10
190
Suíça
77 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos