A Matemática relaciona-se à ciência da quantidade ou da medida indireta e é estudada como área acadêmica dentro de muitas civilizações. Evidências pré-históricas, como o Osso de Lebombo encontrado na Suazilândia, sugerem que já havia um interesse em medidas precisas desde 35.000 a.C.
Hoje em dia, os princípios matemáticos são a fundamentação básica da nossa compreensão do mundo ao nosso redor, permitindo o desenvolvimento de novas tecnologias e a descoberta da pesquisa científica. Aqueles com uma qualificação em Matemática podem fazer contribuições significativas à sociedade em que vivemos.
O gosto por resolver enigmas e problemas é algo fundamental para muitos cursos de matemática. Se você é interessado em estatísticas ou mecânica, há uma ampla gama de cursos de matemática para os alunos com uma mente afiada e uma natureza curiosa. Se isto lhe parecer familiar, então talvez você deva considerar estudar uma graduação em matemática.
No entanto, os cursos de matemática, independente da área de especialização escolhida, podem ser bem difíceis e requerer bastante dedicação, pois existe uma grande diferença entre a matemática que você aprendeu na escola e o conhecimento que você vai adquirir durante seu tempo na universidade. A fim de aproveitar ao máximo o seu curso, você deve ler muito material teórico em seu tempo livro para fortalecer seu conhecimento das principais matérias, além de também ser dedicado, motivado e organizado.
A maioria dos estudantes que decidem estudar Matemática têm uma paixão pela área de estudo. E os graduados que se formaram com notas especialmente boas tem uma variada gama de carreiras disponíveis para seguir.
Os empregadores tem alta consideração pelo curso de Matemática, assim os graduados nesse curso facilmente encontram trabalhos em uma ampla gama de indústrias tais como no setor bancário, financeiro, de marketing e de administração assim como o de vendas. Muitos graduados optam ainda por estudar uma pós-graduação e seguir carreiras mais vocacionais na área de direito ou ensino.
Porém, há também aqueles que preferem seguir carreiras em indústrias relacionadas, tais como a pesquisa científica, embora a disponibilidade desta opção de carreira dependa muito da área especializada que você escolheu estudar na graduação.
A maioria dos cursos inclui o estudo da Matemática pura e aplicada. Os módulos obrigatórios abrangem as teorias matemáticas básicas, mas os estudantes também devem cursar módulos opcionais que demonstram como os diferentes princípios matemáticos podem ser aplicados ao mundo cotidiano.
Cursos de Matemática no exterior costumam exigir que os candidatos tenham no mínimo três cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalente, em disciplinas relacionadas à área de exatas. A maioria das universidades espera também que um destes cursos seja em matemática e que aqueles que não falam o inglês como língua nativa façam o teste IELTS e obtenham nota mínima 6.0 - 6.5 (ou o equivalente em outras provas de proficiência em inglês, como o TOEFL).
A maioria de cursos de graduação em matemática dura três anos, embora isso possa variar de acordo com a universidade que você escolher para estudar. Muitos estabelecimentos oferecem aos estudantes a opção de estudar no exterior ou de fazer estágios dentro da área de trabalho para aqueles que querem estender seu curso por mais um ano.
A coisa a mais importante para se considerar ao decidir onde estudar são as opções de disciplinas disponíveis em cada uma das universidades. Muitos dos módulos obrigatórios são similares entre cursos, mas os módulos opcionais oferecidos podem variar dependendo da instituição. Sempre vale a pena investigar se a universidade escolhida oferece opções de módulos atrativos na sua área de interesse e que possam beneficiar sua carreira depois da formatura.
Também é importante se assegurar de que você vá estudar em uma universidade de prestígio e que tenha conexões fortes dentro da área de seu interesse. Muitas das maiores empresas mantêm relacionamentos profissionais com determinados estabelecimentos acadêmicos dos quais elas vão recrutar a maioria de seus funcionários iniciantes.
Você deve sempre verificar as exigências da entrada e suas próprias finanças antes de fazer sua inscrição para a universidade escolhida. Você tem as notas mínimas para a entrar? Consegue pagar as taxas juntamente com o custo de vida? Se você estiver com dificuldades financeiras, há uma série de opções disponíveis incluindo bolsas de estudo e ajudas de custo.
Independentemente de qual curso você decida estudar, a localização da universidade em si também ser levada em conta ao decidir onde estudar. Você vai estudar no mínimo por três anos, portanto é importante que a universidade escolhida esteja localizada em um ambiente onde você possa se desenvolver tanto acadêmica quanto socialmente. Descobrir novas culturas e conhecer novas pessoas são uma grande parte da vida de estudante e é vital que você aproveite ao máximo sua experiência de universidade. Enquanto alguns estudantes preferem estudar em cidades maiores com grandes universidades, enquanto outros preferem estabelecimentos menores com um foco mais comunitário.