Estude Música no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM MÚSICA
  • CURSOS DE MÚSICA
  • ONDE ESTUDAR?
Music

Um meio de transmitir arte pelo som e o silêncio; a música é uma área de estudo que fascina a humanidade há milhares de anos. Desde a Grécia Antiga, que usava a música para incrementar performances teatrais, até as tecnologias e os aparelhos usados hoje em dia, o conceito de “música” abrange uma enorme variedade de sons e ritmos.

Esta é uma área de estudo para apaixonados. Não basta gostar de música; tem que vivê-la. Há diversos cursos acadêmicos de música disponíveis no mundo todo, e permitem todo tipo de especialização. Vão da produção e composição musical à história e à teoria da música. Não importa qual for o seu interesse, haverá um curso para você!

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Se você é fascinado por música, gosta de instrumentos, e tiver um talento natural com ritmos, então talvez possa considerar um curso acadêmico na área.

Como parte de um curso de música, você não só terá de ler e tocar música, como também terá que aprender a teoria da área e como usá-la em seus próprios projetos pessoais. Para conseguir ser admitido em uma forte qualificação acadêmica, você precisará demonstrar certo nível de conhecimento teórico e prático; as universidades procuram também estudantes auto-suficientes, capazes de trabalhar e criar de forma independente.

CARREIRAS EM MÚSICA

A maioria dos estudantes que optam por um curso de música tem intenção de se tornar músicos profissionais com a graduação. No entanto, um número pequeno de profissionais formados acaba realmente exercendo esta função. Muitos escolhem outras carreiras dentro da área da música.

Uma destas opções de carreira é na área educacional, lecionando a disciplina de música, tanto como professor particular como em classes do ensino fundamental ou em escolas de música. Outro seguimento é a de musicoterapia, que utiliza os sons e os ritmos para ajudar pessoas a enfrentar dificuldades sociais, emocionais e físicas.

Muitos músicos graduados acabam diversificando suas carreiras e optando por vagas em setores relacionados à arte e à música, como jornalismo, relações públicas, marketing e publicidade, para incorporar a paixão pela música em um emprego mais estável.

CURSOS DE MÚSICA

Como qualquer outro curso criativo, ser admitido em uma graduação de música pode ser difícil. Além de completar todos os requisitos de admissão exigidos pela instituição, os candidatos precisam passar por uma audição para demonstrar suas habilidades. Isto significa que você já precisa ter prática e desenvoltura com o instrumento ou a área que deseja estudar academicamente. Os candidatos que não forem nativos na língua inglesa precisam passar em um teste de proficiência em inglês e atingir um resultado mínimo estipulado pela universidade internacional – normalmente, 6.0 no IELTS ou equivalente no TOEFL ou outro teste reconhecido.

Os cursos têm diferentes durações, dependendo da sua especialidade e do nível acadêmico, mas a grande maioria dura três anos e incluirá inúmeras técnicas musicais. Já as pós-graduações vão de um a três anos e têm um conteúdo com foco específico em uma só área ou técnica da música. Apesar de algumas disciplinas dos cursos serem teóricas, a grande maioria do aprendizado e das avaliações será prática, com apresentações e produções como elementos principais dos cursos.

ONDE ESTUDAR?

A indústria musical é bastante competitiva. Se você planeja uma carreira como músico profissional, procure por instituições que tenham construído links diretos com companhias e empresas na área da música e que usem estes contatos para conseguir oportunidades profissionais para seus estudantes.

É importante também escolher uma universidade localizada em um ambiente que lhe agrade; afinal, você vai passar meses vivendo nele. Pesquise sobre a área local, sobre o custo de vida, o transporte público e se há forte cultura musical na região. Optar por uma instituição localizada próxima a um centro criativo com um cenário musical abrangente pode beneficiar os seus estudos.

Talvez o item mais importante seja encontrar uma universidade que oferece o curso que atenda aos seus interesses, objetivos acadêmicos e pretensões profissionais. Se você quer se especializar em música clássica, então pode desconsiderar um curso com foco em produção contemporânea.

É claro que um curso acadêmico no exterior irá exigir um orçamento suficiente para bancar os estudos e o custo de vida. Pesquise preços e considere se você conseguirá pagar pela anuidade do curso e pela vida de estudante no exterior. Procure também por opções de bolsas de estudo oferecidas por inúmeras universidades internacionais.

Quais cursos de Música são oferecidos?

1

Estudos De Música

2

Apresentação Musical

3

Composição Musical

4

Música Popular

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Música

1
211
Estados Unidos
6,520 VISUALIZAÇÕES Ver 615 cursos
2
32
Canadá
4,592 VISUALIZAÇÕES Ver 62 cursos
3
210
Reino Unido
4,262 VISUALIZAÇÕES Ver 152 cursos
4
9
Austrália
1,784 VISUALIZAÇÕES Ver 44 cursos
5
154
República da Irlanda
1,028 VISUALIZAÇÕES Ver 18 cursos
6
131
Holanda
464 VISUALIZAÇÕES Ver 12 cursos
7
134
Nova Zelândia
414 VISUALIZAÇÕES Ver 15 cursos
8
174
Espanha
297 VISUALIZAÇÕES Ver 5 cursos
9
90
Itália
106 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos
10
189
Suécia
62 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos