Estude Oftalmologia no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM OFTALMOLOGIA
  • CURSOS DE OFTALMOLOGIA
  • ONDE ESTUDAR?
Ophthalmic

Definido como o ramo da medicina que lida com fisiologia e doença dos olhos, a oftalmologia deriva da palavra grega “opthalmos”, que significa “relacionado aos olhos”. A oftalmologia, como disciplina, não se refere a apenas o estudos dos olhos humanos, mas também aos olhos dos animais, já que a diferença entre os dois é mínima.

Em alguns países, são poucas as universidades que oferecem o curso de oftalmologia ou optmetria, fazendo com que existam poucos oftalmologistas nessas áreas em relação a outros países.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você tem interesse na estrutura dos olhos? É fascinado pela maneira como os humanos e animais enxergam? Se sim, então oftalmologia/optometria é o curso perfeito para você.

No entanto, é importante que os candidatos desta disciplina tenham aptidão natural em biologia, já que ela será o cerne do conteúdo do curso. Ao mesmo tempo, os estudantes devem participar de aulas teóricas para fundamentação, aprender as teorias oftálmicas e aplicá-las durante experimentos práticos. Assim, os estudantes que forem bem-sucedidos neste curso terão habilidades teóricas e práticas.

CARREIRAS EM OFTALMOLOGIA

A maioria dos estudantes de oftalmologia entra neste programa vai encontrar emprego como oftalmologista com conhecimento especializado em diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças nos olhos. Depois de graduado, os estudantes devem continuar seus estudos por mais 3 anos dentro de ambulatórios hospitalares.

Ainda há a opção para os estudantes de oftalmologia ou ortóptica de se tornarem optometristas, para examinar os olhos dos pacientes, prescrevendo óculos e fazendo encaminhamentos para clínicos gerais ou especialistas. A ortóptica pode investigar, diagnosticar ou tratar alinhamentos relacionados à visão e os movimentos anormais dos olhos.

No entanto, alguns graduados decidem não praticar a oftalmologia e seguem em carreiras não relacionadas. Alguns ingressam na indústria de publicidade ou jornalismo, se especializando no setor médico ou científico, ou ainda trabalhando no setor de caridade ou em assistência social.

CURSOS DE OFTALMOLOGIA

Aqueles que quiserem se formar como ortoptistas devem ter formação em ortóptica enquanto os que quiserem ser optometristas devem ter formação em um curso de optometria aprovado pelo Conselho Geral de Ótica, por isso é importante que os estudantes tenham um plano de carreira antes de se candidatarem. Os cursos têm duração mínima de três anos, e os candidatos devem ter três cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalentes em matérias com base em ciências.

Aqueles que quiserem fazer um curso de especialização em uma pós-graduação, já deve ter um diploma em optometria ou ortóptica, sendo ideal ter média final 2:1 (com aproveitamento mínimo de 70-79%). Os cursos de pós-graduação duram em torno de três anos, e os cursos de aperfeiçoamento pessoal, para os que já são qualificados mas querem aumentar seu conhecimento, são mais curtos.

ONDE ESTUDAR?

Uma das considerações a serem feitas é o custo do curso, assim como as notas para admissão. A maioria das universidades só vai aceitar estudantes com notas altas nos cursos avançados ou com média final de 2:1 para pós-graduação. Antes de se decidir se este curso é para você, verifique se suas notas se enquadram nos requerimentos. Levando em consideração a duração do curso, você deve pensar com cuidado sobre suas finanças. Você pode pagar as taxas? Você pode arcar com os custos de vida? Se você está em dificuldades financeiras, há uma série de bolsas de estudo e financiamentos disponíveis.

Há muita competição nas vagas do curso de oftalmologia e onde você for estudar vai impactar seu futuro. Se você está se candidatando para um curso de graduação, mas pensa em continuar seus estudos, certifique-se de que você irá se candidatar a uma universidade credenciada pelo Conselho Geral de Ótica. Independente de estar estudando um curso de graduação ou pós-graduação, verifique se a universidade tem parcerias com os hospitais locais e consultórios médicos, para que você aproveite ao máximo seu tempo como estudante.

E, é claro, escolha um local que faça você feliz durante a realização do seu curso, especialmente se você irá morar fora de casa. Independente de onde você for estudar, sua qualificação vai custar muito dinheiro, por isso, aproveite seu tempo como estudante! Também é importante que você considere se a cultura local vai proporcionar felicidade durante sua estadia, além dos benefícios acadêmicos de se estudar em uma instituição em particular.

Quais cursos de Oftalmologia são oferecidos?

2

Serviços Oftalmológicos

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3
4

Distribuição Ótica

NÍVEL DE ESTUDO Vocacional / Graduação

Top 10 destinos de estudo para Oftalmologia

1
211
Estados Unidos
806 VISUALIZAÇÕES Ver 79 cursos
2
210
Reino Unido
491 VISUALIZAÇÕES Ver 15 cursos
3
32
Canadá
320 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
4
9
Austrália
285 VISUALIZAÇÕES Ver 9 cursos
5
134
Nova Zelândia
120 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
6
114
Malásia
11 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
7
154
República da Irlanda
6 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
8
168
Singapura
2 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
9
87
Índia
2 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
10
84
Hong Kong
1 VISUALIZAÇÃO Ver 1 curso