Estude Fotografia no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • Este é o curso certo para mim?
  • Perspectivas profissionais
  • Cursos de fotografia
  • Onde estudar?
Photography

Graças à crescente influência e importância da comunicação de massa e mídias digitais, os cursos de fotografia têm ganhado mais espaço e atenção em instituições de ensino superior do mundo todo. Empresas e organizações de jornais, revistas, editoras, redes de TV, produtoras, assessorias, empresas de marketing, indústrias do entretenimento, agências publicitárias e muitas outras precisam dos serviços de profissionais especializados em fotografia.

Esta área de estudo é recente como curso acadêmico – até pouco tempo era, normalmente, oferecida como programas técnicos e de curta duração.

Este é o curso certo para mim?

Parece óbvio, mas é essencial que você seja apaixonado por fotografia! Adorar manter-se atualizado sobre câmeras, aparelhos, acessórios, aplicativos e softwares. Ser curioso e tentar explorar novos ângulos, olhares, expressões, iluminações. Enxergar oportunidades de tirar excelentes fotos em tudo o que vê. Pensar constantemente de que forma poderia melhor capturar a essência da paisagem. Se você se identificou, então talvez esta seja a área de estudo certa para você.

Perspectivas profissionais

Como mencionado antes, o profissional desta área pode trabalhar em diferentes setores. É possível optar por trabalhar para uma das empresas listadas acima; ser freelancer para empresas de jornalismo, publicidade, editoras de revistas e livros, agências turísticas e de eventos, etc.; ou abrir um próprio negócio, como um estúdio ou uma agência. Há também oportunidades em outras áreas, como arquitetura, banco de imagens, museus, exposições e ateliês, e muito mais.

Cursos de fotografia

As graduações de fotografia são relativamente novas. A disciplina de fotografia ainda faz parte de grade curricular de várias áreas de estudo, como jornalismo, publicidade e rádio e TV. Como um curso acadêmico independente, costuma ser bastante prático. Nele, os estudantes aprendem sobre os processos analógicos e fotoquímicos, mas, atualmente, a grade dá mais enfoque à fotografia digital. Apesar da grade curricular prática e técnica (com disciplinas de fotojornalismo, fotografia publicitária, edição e direção fotográfica, etc.), há também disciplinas teóricas, como ética e história da arte. Com os avanços recentes e a criação de softwares, programas e aplicativos, as graduações ensinam também a tratar de imagens digitalmente. Normalmente, o estudante passa por um estágio obrigatório no segundo ou terceiro ano de curso.

Para estudar fotografia no exterior, a maioria dos cursos exige que os alunos tenham concluído no mínimo três cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou cursos equivalentes de outros países com bom aproveitamento, que demonstrem aptidão para a área. Para pós-graduações, a maioria das universidades exige um bacharelado classificado como first ou upper-second class, ou diplomas equivalentes outorgados em outros países. Tanto para graduação quanto para pós-graduação, é possível que a instituição peça um portfólio com seus trabalhos como requisito de admissão. Os estudantes internacionais precisam de uma nota mínima em uma prova de proficiência em inglês, normalmente o TOEFL ou o IELTS, como parte do processo seletivo.

Onde estudar?

Procure por opções em escolas de arte e design que, provavelmente, terão as opções mais especializadas com um corpo docente com mais experiência no mercado de trabalho. Isso pode ajudar de diferentes maneiras, como na construção de uma rede de contatos e na exposição de seus trabalhos. Como o curso é recente, talvez suas opções de graduação na área de fotografia sejam mais limitadas.

Quais cursos de Fotografia são oferecidos?

1

Fotografia Digital

2

Processamento Digital

3

Fotografia Para Documentário

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Fotografia De Moda

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Fotografia

1
211
Estados Unidos
2,208 VISUALIZAÇÕES Ver 231 cursos
2
210
Reino Unido
1,733 VISUALIZAÇÕES Ver 108 cursos
3
32
Canadá
1,600 VISUALIZAÇÕES Ver 22 cursos
4
9
Austrália
607 VISUALIZAÇÕES Ver 23 cursos
5
154
República da Irlanda
590 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos
6
134
Nova Zelândia
193 VISUALIZAÇÕES Ver 11 cursos
7
63
França
103 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
8
131
Holanda
93 VISUALIZAÇÕES Ver 3 cursos
9
62
Finlândia
66 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
189
Suécia
58 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos