Estude Física no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM FÍSICA
  • CURSOS DE FÍSICA
  • ONDE ESTUDAR?
Physics

A Física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza. É uma das disciplinas acadêmicas mais antigas do mundo, mas tornou-se graduação apenas no século XVII, quando as ciências físicas, biológicas e químicas foram reconhecidas como três áreas de estudo independentes.

A Física, durante toda a sua história, teve a contribuição de ilustres físicos, responsáveis por algumas das mais importantes descobertas da humanidade: Galileu Galilei, e os estudos de projéteis e pêndulos; Isaac Newton, e a lei da gravidade universal; Albert Einstein, e a teoria da energia... Só para citar alguns. Todos os estudos da Física nos ajudaram e continuam a nos ajudar a compreender o mundo à nossa volta. E, hoje, é o fator principal por traz de toda a inovação tecnológica.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Se você ama ciências e gosta de saber como tudo funciona, a Física talvez seja a sua área acadêmica. Para cursá-la, é bom gostar e ter desenvoltura em matemática, principalmente em álgebra. Os estudantes não só aprenderão as teorias da física, como também participarão de sessões práticas e, em alguns casos, conduzirão pesquisas acadêmicas. Você deve ser organizado e estar preparado para estudar bastante.

Mas, no geral, é muito importante que você seja apaixonado por física para conseguir acompanhar o curso, que costuma ser extremamente exigente.

CARREIRAS EM FÍSICA

Muita gente acha que um diploma em Física leva apenas a uma carreira na indústria científica. Este é um equívoco comum. Muitos físicos graduados realmente optam por pesquisas acadêmicas e estudos científicos, mas também procuram por oportunidades profissionais em diferentes setores, como o financeiro e o de negócios. Isto porque a graduação de Física prepara os seus estudantes com habilidades valorizadas por diversas áreas: resoluções de problemas, matemática, estatística, análise de dados, etc.

No entanto, a grande maioria dos estudantes graduados em Física escolhe continuar os estudos acadêmicos em uma pós-graduação. Existem opções de mestrados e doutorados em todo tipo de especialização, como, por exemplo, engenharia mecânica e física médica. Com uma pós-graduação, o profissional pode dar início a uma carreira como professore universitário ou como pesquisador.

CURSOS DE FÍSICA

Há uma grande variedade de graduações de Física disponíveis em universidades do mundo todo. No processo de seleção, a maioria irá exigir dos estudantes um histórico escolar com excelentes notas em matemática e física, ou até mesmo cursos preparatórios. As graduações costumam durar no mínimo três anos, e as pós-graduações duram pelo menos um ano. Algumas universidades possibilitam a passagem automática de graduação para pós, se o estudante completar o bacharelado de forma bem sucedida.

A graduação de Física é um curso bastante exigente, devido à grande quantidade de informação teórica e prática lecionada. Você frequentará aulas e palestras, e participará de sessões em laboratórios, para conduzir experimentos independentes. Para conseguir acompanhar o conteúdo do curso, os estudantes devem estar preparados para estudar também durante o tempo livre além das salas de aulas.

Se você estiver interessado em ser admitido em uma universidade no exterior, vai precisar atingir uma nota mínima em algum teste de proficiência em inglês - 6.0-6.5 no IELTS ou o equivalente em algum outro exame.

ONDE ESTUDAR?

Quando for se decidir onde estudar, pesquise informações sobre a grade curricular oferecida pela universidade e as suas instalações. Como boa parte do curso de Física é prático, você provavelmente passará muito tempo em laboratórios. Os experimentos feitos durante a graduação e os dados coletados terão um forte impacto no seu diploma e currículo profissional. Por isso, opte pela instituição que possuir laboratórios modernos e bem equipados, e que incentive a condução de pesquisas independentes. Além disso, a universidade deve ter contato e parcerias com indústrias e companhias que possam oferecer estágios e oportunidades profissionais aos estudantes.

Além do âmbito acadêmico, você deve considerar as oportunidades sociais. Afinal, estudar no exterior não se trata apenas de estudos. Quando não estiver na universidade, você vai querer passear, conhecer novos lugares, sair com os amigos, etc. Por isso, escolha um lugar que lhe faça sentir-se à vontade e que ofereça opções de lazer.

E por último, analise os requisitos de admissão da universidade e o valor do curso. Você conseguirá providenciar todos os documentos exigidos pela instituição? Conseguirá bancar a vida no exterior? As instituições oferecem serviços de suporte para ajudar estudantes internacionais durante todo o processo seletivo e muitas possuem opções de bolsas de estudo disponíveis.

Quais cursos de Física são oferecidos?

1
2

Física Aplicada

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Engenharia Física

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Eletrônica (Física)

Top 10 destinos de estudo para Física

1
210
Reino Unido
2,382 VISUALIZAÇÕES Ver 95 cursos
2
211
Estados Unidos
2,142 VISUALIZAÇÕES Ver 588 cursos
3
32
Canadá
1,787 VISUALIZAÇÕES Ver 57 cursos
4
69
Alemanha
458 VISUALIZAÇÕES Ver 23 cursos
5
9
Austrália
347 VISUALIZAÇÕES Ver 30 cursos
6
154
República da Irlanda
331 VISUALIZAÇÕES Ver 11 cursos
7
90
Itália
195 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
8
140
Noruega
181 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
9
190
Suíça
162 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
10
173
Coreia do Sul
121 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos