A Psicologia envolve o estudo científico do comportamento da mente, para tentar compreender como pensamos e agimos, e examinar os processos mentais de pensamento e raciocínio por trás de nossas ações. O pensamento perceptivo, o reconhecimento cognitivo e as relações interpessoais são analisados nas teorias psicológicas para solucionar problemas em uma ampla variedade de atividades humanas.
A palavra "psicologia" vem do grego e, ao pé da letra, quere dizer "o estudo da alma". O termo começou a ser usado no final do século XV. Atualmente, diversas teorias exploram a área, desde o funcionalismo à psicanálise e cognitivismo, todas elas inclusas em cursos de graduação ou oferecidas como especializações em pós-graduações.
Você gosta de observar comportamentos? Tenta entender motivos por trás das ações das pessoas? Gosta de conversar e é um bom ouvinte? Se as suas respostas foram afirmativas, talvez o curso de Psicologia seja perfeito para você.
Além de ter grande interesse pela área, os estudantes precisam ser capazes de analisar dados e de interpretar e aplicar diferentes teorias psicológicas aos estudos de casos reais. Em adição a uma grade curricular completa, com diferentes vertentes da Psicologia, o estudante provavelmente conduzirá pesquisas de forma independente, realizará experimentos e passará por um estágio durante o curso.
A maioria dos estudantes que optam pela Psicologia como área acadêmica tem intenção de seguir uma carreira em psicologia clínica ou aconselhamento psicológico. Com um forte currículo acadêmico, recém-formados conseguem seguir caminhos profissionais no setor público e particular.
Mas a área vai muito além. Existe psicologia forense, esportiva, educacional, hospitalar, institucional, social, ocupacional, do trânsito, da saúde; neuropsicologia, comportamento do consumidor, arteterapia, etc.
Mesmo assim, alguns estudantes optam por áreas além da Psicologia, ocupando cargos que exigem as habilidades analíticas e o conhecimento dos comportamentos mentais adquiridos na graduação, como, por exemplo, gestão de varejo, recursos humanos e trabalho social.
A Psicologia pode ser estudada em graduações e pós-graduações - há uma variedade de especializações disponíveis para os profissionais da área. As graduações costumam durar, pelo menos, quatro anos. Cada universidade internacional possui seus próprios requisitos de admissão, mas normalmente exigem que os estudantes tenham um forte histórico escolar, com notas altas em biologia e outras ciências.
Já um curso de pós-graduação dura no mínimo um ano (geralmente, mestrados integrais) e exige a comprovação de um bacharelado em Psicologia ou alguma área relacionada. Independente do nível acadêmico almejado, o estudante internacional precisa atingir uma nota mínima no IELTS ou o equivalente em outro exame padrão de proficiência em inglês (como o TOEFL).
Como cada universidade internacional possui diferentes requisitos para a seleção de estudantes, (inclusive alguns específicos para estrangeiros), você deve ponderar se conseguirá atender a todas as exigências do processo de seleção e se conseguirá providenciar todos os documentos certos. As universidades costumam oferecer serviço de suporte para orientar os candidatos durante todo o processo seletivo.
Como a área da Psicologia é bastante ampla, você deve analisar a grade curricular e as disciplinas opcionais oferecidas por cada instituição. Ela deve atender a todos os seus objetivos acadêmicos e profissionais e, de preferência, incluir um estágio ou outras experiências práticas como parte obrigatória do curso. Desta forma, você se formará com uma bagagem profissional e um sólido networking.
Também é essencial escolher um lugar onde você se sinta bem morando longe de casa. Veja se a universidade se esforça em fazer do campus um lugar acolhedor e se ela oferece diferentes atividades sociais e culturais. Procure saber sobre a região, o transporte público, as opções de lazer, etc. E por último, avalie o valor do curso e o custo de vida no exterior. Se você achar que terá dificuldades em pagar pela experiência, procure as opções de bolsas de estudo e outras ajudas financeiras disponíveis em cada universidade.