Estude Psicologia no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM PSICOLOGIA
  • CURSOS DE PSICOLOGIA
  • ONDE ESTUDAR?
Psychology

A Psicologia envolve o estudo científico do comportamento da mente, para tentar compreender como pensamos e agimos, e examinar os processos mentais de pensamento e raciocínio por trás de nossas ações. O pensamento perceptivo, o reconhecimento cognitivo e as relações interpessoais são analisados nas teorias psicológicas para solucionar problemas em uma ampla variedade de atividades humanas.

A palavra "psicologia" vem do grego e, ao pé da letra, quere dizer "o estudo da alma". O termo começou a ser usado no final do século XV. Atualmente, diversas teorias exploram a área, desde o funcionalismo à psicanálise e cognitivismo, todas elas inclusas em cursos de graduação ou oferecidas como especializações em pós-graduações.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você gosta de observar comportamentos? Tenta entender motivos por trás das ações das pessoas? Gosta de conversar e é um bom ouvinte? Se as suas respostas foram afirmativas, talvez o curso de Psicologia seja perfeito para você.

Além de ter grande interesse pela área, os estudantes precisam ser capazes de analisar dados e de interpretar e aplicar diferentes teorias psicológicas aos estudos de casos reais. Em adição a uma grade curricular completa, com diferentes vertentes da Psicologia, o estudante provavelmente conduzirá pesquisas de forma independente, realizará experimentos e passará por um estágio durante o curso.

CARREIRAS EM PSICOLOGIA

A maioria dos estudantes que optam pela Psicologia como área acadêmica tem intenção de seguir uma carreira em psicologia clínica ou aconselhamento psicológico. Com um forte currículo acadêmico, recém-formados conseguem seguir caminhos profissionais no setor público e particular.

Mas a área vai muito além. Existe psicologia forense, esportiva, educacional, hospitalar, institucional, social, ocupacional, do trânsito, da saúde; neuropsicologia, comportamento do consumidor, arteterapia, etc.

Mesmo assim, alguns estudantes optam por áreas além da Psicologia, ocupando cargos que exigem as habilidades analíticas e o conhecimento dos comportamentos mentais adquiridos na graduação, como, por exemplo, gestão de varejo, recursos humanos e trabalho social.

CURSOS DE PSICOLOGIA

A Psicologia pode ser estudada em graduações e pós-graduações - há uma variedade de especializações disponíveis para os profissionais da área. As graduações costumam durar, pelo menos, quatro anos. Cada universidade internacional possui seus próprios requisitos de admissão, mas normalmente exigem que os estudantes tenham um forte histórico escolar, com notas altas em biologia e outras ciências.

Já um curso de pós-graduação dura no mínimo um ano (geralmente, mestrados integrais) e exige a comprovação de um bacharelado em Psicologia ou alguma área relacionada. Independente do nível acadêmico almejado, o estudante internacional precisa atingir uma nota mínima no IELTS ou o equivalente em outro exame padrão de proficiência em inglês (como o TOEFL).

ONDE ESTUDAR?

Como cada universidade internacional possui diferentes requisitos para a seleção de estudantes, (inclusive alguns específicos para estrangeiros), você deve ponderar se conseguirá atender a todas as exigências do processo de seleção e se conseguirá providenciar todos os documentos certos. As universidades costumam oferecer serviço de suporte para orientar os candidatos durante todo o processo seletivo.

Como a área da Psicologia é bastante ampla, você deve analisar a grade curricular e as disciplinas opcionais oferecidas por cada instituição. Ela deve atender a todos os seus objetivos acadêmicos e profissionais e, de preferência, incluir um estágio ou outras experiências práticas como parte obrigatória do curso. Desta forma, você se formará com uma bagagem profissional e um sólido networking.

Também é essencial escolher um lugar onde você se sinta bem morando longe de casa. Veja se a universidade se esforça em fazer do campus um lugar acolhedor e se ela oferece diferentes atividades sociais e culturais. Procure saber sobre a região, o transporte público, as opções de lazer, etc. E por último, avalie o valor do curso e o custo de vida no exterior. Se você achar que terá dificuldades em pagar pela experiência, procure as opções de bolsas de estudo e outras ajudas financeiras disponíveis em cada universidade.

Quais cursos de Psicologia são oferecidos?

1

Psicologia (Geral)

2

Psicologia Clínica

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Psicologia Cognitiva

4

Psicologia Comportamental

Top 10 destinos de estudo para Psicologia

1
211
Estados Unidos
8,956 VISUALIZAÇÕES Ver 741 cursos
2
32
Canadá
7,214 VISUALIZAÇÕES Ver 83 cursos
3
210
Reino Unido
6,236 VISUALIZAÇÕES Ver 154 cursos
4
9
Austrália
1,970 VISUALIZAÇÕES Ver 49 cursos
5
154
República da Irlanda
1,581 VISUALIZAÇÕES Ver 14 cursos
6
90
Itália
1,552 VISUALIZAÇÕES Ver 6 cursos
7
69
Alemanha
1,360 VISUALIZAÇÕES Ver 9 cursos
8
131
Holanda
1,218 VISUALIZAÇÕES Ver 11 cursos
9
173
Coreia do Sul
1,045 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
134
Nova Zelândia
898 VISUALIZAÇÕES Ver 8 cursos