Estude Direito Público no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM DIREITO PÚBLICO
  • CURSOS DE DIREITO PÚBLICO
  • ONDE ESTUDAR?
Public Law

O Direito Público é uma vertente do Direito que estuda o relacionamento entre os indivíduos e o Estado. Esta área específica engloba o direito constitucional, administrativo, penal, entre outros ramos que ajudam na compreensão das normas jurídicas de órgãos e atividades do Estado - que são distintas das normas jurídicas de natureza privada.

Há uma variedade de estruturas legais no mundo todo. Por isso, mesmo que você opte por outras áreas do Direito - como Direito Internacional, por exemplo -, deve considerar estudar o Direito Público durante a sua graduação, seja como uma disciplina obrigatória da grade curricular ou como uma disciplina opcional.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

Você gosta de acompanhar as ações das autoridades governamentais? Gosta de manter-se informado sobre o que acontece no país e no mundo? Se as suas respostas foram afirmativas, você tem alguns interesses em comum com a área de Direito Público.

É importante lembrar que Direito é uma graduação que exige bastante dedicação e estudo. Além de assistir a aulas e aprender as teorias jurídicas, você irá aplicar os seus conhecimentos em estudos de casos reais. Para isso, os estudantes da área costumam ter raciocínios lógicos, habilidades analíticas afiadas e ser capazes de trabalhar de forma independente.

CARREIRAS EM DIREITO PÚBLICO

A maioria dos estudantes que se formam em Direito Público deseja trabalhar no setor jurídico. No entanto, nem todos acabam se tornando advogados. Com o conhecimento adquirido no curso acadêmico, é possível conquistar cargos em outras áreas, como negócios, finanças, jornalismo, relações públicas e serviço social.

Em países como os Estados Unidos, o Direito é considerado uma pós-graduação. O estudante precisa concluir um bacharelado em qualquer área para ser admitido em uma Escola de Direito. Por este motivo, vários estudantes optam por um curso preparatório, chamado de pré-profissionalizante: o pre-law.

Uma vez graduado em Direito, vários estudantes continuam os estudos acadêmicos em uma pós-graduação, para tornarem-se especialistas em um ramo específico do Direito Público.

CURSOS DE DIREITO PÚBLICO

O processo seletivo para cursos de Direito Público costuma ser bastante competitivo. Por isso, os candidatos precisam seguir todos os requisitos de admissão estipulados pelas universidades e possuírem um forte histórico escolar. Para cursos de pós-graduação, os candidatos precisam ter um diploma de bacharelado relacionado à área, com um ótimo desempenho acadêmico.

Os estudantes não nativos na língua inglesa precisam atingir a nota mínima de 6.0-6.5 no IELTS ou o equivalente em outro exame de proficiência no inglês.

A maioria das graduações de Direito Público, no exterior, dura no mínimo três anos. Algumas incluem um ano extra para que os estudantes realizem estágio e ganhem experiências profissionais práticas. As universidades do Reino Unido podem pedir por uma nota oficial no Law National Admissions Test (LNAT). Os Estados Unidos, por sua vez, pedem a realização do Law School Admission Test (LSAT), teste padrão para quem quer ser admitido em uma Escola de Direito americana.

ONDE ESTUDAR?

Antes de analisar todas as vantagens acadêmicas e profissionais de uma universidade no exterior, você deve considerar se ela oferece um ambiente acolhedor aos estudantes internacionais e se a região é um lugar onde você gostaria de viver. Pesquise sobre o transporte público, opções de lazer, cena cultural, etc.

Outro fator a ser considerado é o preço do curso e o custo de vida no exterior. A maioria das instituições pede uma Declaração de Suporte Financeiro, como parte do processo seletivo, para que o estudante comprove recursos financeiros suficientes para se manter no exterior. Se você achar que não conseguirá a quantia exigida, procure por bolsas de estudo e outras formas de ajuda financeira oferecidas pelas universidades.

Como a competição por uma vaga em cursos de Direito é grande, a sua decisão sobre onde estudar tem um impacto direto no seu futuro profissional. Se a sua intenção é se tornar um advogado jurídico, vale a pena tentar uma vaga em uma instituição renomada e reconhecida oficialmente. Universidades como Cambridge, Oxford, Durham, University College London, Kings College London, Nottingham, Glasgow, Exeter e Bristol, no Reino Unido, por exemplo, possuem excelentes cursos de Direito e exigem o exame LNAT como parte do processo de admissão.

E ainda: analise as oportunidades profissionais que a universidade oferece: ela mantém links com empresas da área? Tem um estágio como parte obrigatória da grade curricular? Ajuda na construção de um networking profissional?

Quais cursos de Direito Público são oferecidos?

1

Direitos Legais (Lei)

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
2

Direito Constitucional / Público

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
3

Direito Ambiental

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação
4

Direito Administrativo

NÍVEL DE ESTUDO Graduação / Pós-Graduação

Top 10 destinos de estudo para Direito Público

1
211
Estados Unidos
928 VISUALIZAÇÕES Ver 72 cursos
2
210
Reino Unido
568 VISUALIZAÇÕES Ver 58 cursos
3
131
Holanda
354 VISUALIZAÇÕES Ver 5 cursos
4
90
Itália
267 VISUALIZAÇÕES Ver 2 cursos
5
154
República da Irlanda
228 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
6
9
Austrália
224 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
7
32
Canadá
204 VISUALIZAÇÕES Ver 7 cursos
8
140
Noruega
162 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
9
173
Coreia do Sul
61 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
47
República Checa
46 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso