Trabalho Social (ou Serviço Social) é a área da promoção da mudança social. Está presente no âmbito da solidariedade, segurança, saúde, qualificação profissional, educação, justiça, e reinserção social. Com base em teorias do comportamento humano e dos sistemas da sociedade, o Trabalho Social tenta solucionar problemas nas relações humanas e promover a igualdade, unicidade e dignidade, na execução de políticas públicas e de programas sociais.
Um assistente social se faz necessário em diferentes setores e pode trabalhar com crianças, adolescentes, idosos, mulheres, gestantes, pessoas com deficiência, famílias, comunidades, etc.
Você quer uma carreira que lhe permita ajudar ao próximo e contribuir com a sociedade? Você quer fazer a diferença na vida das pessoas? É comunicativo? Então, talvez uma graduação de Trabalho Social seja perfeita para você.
Ter uma natureza bondosa é indispensável ao Trabalho Social. Os estudantes de graduação terão disciplinas de sociologia, direito e história, para compreender as estruturas legais, a realidade social atual, e a perspectiva histórica e crítica do Serviço Social. O curso pode incluir ainda estudos da filosofia, política e economia. Tem também constantes trabalhos de campo, seja em comunidades ou em organizações, para pesquisa, coleta e análise de dados, e também para que os estudantes tenham suas primeiras experiências do serviço na prática ,em contato direto com as pessoas assistidas.
A maioria dos graduados em Trabalho Social tenta conquistar vagas nos setores públicos. No entanto, o curso acadêmico os prepara para funções em diferentes empresas e organizações, principalmente para o trabalho social de campo. O trabalho de campo são pesquisas realizadas no ambiente onde o fenômeno estudado ocorre, como parte de um experimento científico (por exemplo, entrevistar pessoas de uma comunidade para coletar e analisar dados do comportamento e hábitos do local).
Como assistente social, você pode trabalhar em empresas e setores privados, em áreas como programas educativos, benefícios sociais, e direitos trabalhistas. Pode optar também por funções em ONGs, fundações e instituições, em diferentes programas de proteção e garantia de direitos: saúde, previdência, habitação, educação, gestão social, etc.
Muitos graduados continuam os estudos acadêmicos em uma pós-graduação, para se especializar em uma área específica, o que lhes permite trabalhar como professores universitários. Além disso, as habilidades adquiridas em uma graduação de Trabalho Social são transferíveis a outras áreas, como turismo e hospitalidade, e recursos humanos.
Os cursos de graduação no exterior costumam durar, pelo menos, três anos. A maioria das universidades estende os cursos por um ano adicional de estágio obrigatório e supervisionado. As pós-graduações duram, no mínimo, um ano, dependendo do nível acadêmico (mestrado ou doutorado), e oferecem diferentes especializações. Os requisitos de admissão são diferentes de universidade para universidade, mas para estudar no exterior você vai precisar de uma nota mínima no IELTS ou o equivalente em outro exame padrão de proficiência em inglês.
As instituições esperam que os estudantes demonstrem interesse pela área de estudo durante o processo seletivo, e ter realizado trabalhos voluntários pode lhe destacar dentre os demais candidatos.
Pesquise todas as suas opções no exterior antes de iniciar a sua inscrição em alguma universidade. Opte por uma instituição com uma boa reputação nacional e internacional e que mantenha contato com empresas e organizações, proporcionando, assim, estágios e oportunidades profissionais aos estudantes.
Saiba quais são os requisitos exigidos durante o processo de admissão e se você se encaixa no perfil da universidade. Você tem o que eles procuram? Eles poderão oferecer o que você espera do curso? O interesse deve ser mútuo. Além disso, você deve considerar se a universidade é um lugar onde você se sentiria bem. Existem clubes e organizações estudantis? A universidade tem serviços de suporte ao estudante internacional? Preocupa-se com a nossa adaptação? Estas perguntas lhe ajudarão na hora da sua decisão.
E, por último, avalie o preço do curso e o custo de vida no exterior. Pesquise sobre o transporte público na região, valores de alimentação e moradia, opções de lazer, etc. Se você achar que não conseguirá bancar a experiência, pode pesquisar pelas diversas opções de bolsas de estudo e assistências financeiras oferecidas pelas universidades internacionais.