A Sociologia é uma ciência social. Envolve temas como o desenvolvimento de instituições e associações, a interpretação de atitudes culturais, as diferenças entre as sociedades, as relações humanas de interdependência, etc.
O raciocínio por traz destes estudos teve fundação na análise social feita por importantes pensadores e filósofos, como Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
A palavra "sociologia" foi criada com a intenção de unificar os estudos relacionados ao homem, como a história, a economia e a psicologia. Atualmente, a Sociologia é considerada uma área de estudo acadêmica e é uma graduação bastante abrangente, muitas vezes oferecida em conjunto com as áreas de Direito, Literatura, História e Filosofia.
Você gosta de estudar a natureza humana? Tem vontade de estudar o comportamento e as estruturas da sociedade? Quer entender as interações sociais? Então Sociologia é o curso certo para você.
Ter interesse pela área de estudo é essencial. Em uma graduação, você vai estudá-la a fundo, desde o contexto histórico e os aspectos legais, aos diferentes seguimentos teóricos da Sociologia. A maioria dos cursos avalia os estudantes com provas, redações e trabalhos individuais; e exige grande volume de leituras e estudos além das salas de aula.
Muitos estudantes optam pela Sociologia como graduação por ter paixão pela área de estudo. A Sociologia não leva a uma carreira específica. Os graduados podem exercer funções sociais, como pesquisadores e estatísticos, analisando acontecimentos atuais da sociedade moderna, com base histórica, e de que forma eles influenciarão no futuro.
Os sociólogos também seguem carreiras em negócios, recursos humanos e relações públicas, principalmente em funções que incluem interação com as pessoas. Muitos continuam os estudos acadêmicos para se especializar em alguma área específica, como jornalismo, direito, economia e psicologia. Com uma especialização, os sociólogos podem se tornar professores acadêmicos e pesquisadores.
Há várias opções de cursos de Sociologia no exterior. As graduações costumam durar pelo menos três anos. A maioria inclui um ano adicional de estágio obrigatório ou experiência prática supervisionada. Para os já formados em alguma área relacionada, existem opções de mestrado e doutorado. Uma pós-graduação dura no mínimo um ano, dependendo do período (meio período ou integral).
Os requisitos de admissão são estipulados por cada universidade internacional e variam bastante. É provável que peçam por históricos escolares com boas notas em inglês e história. Todos os estudantes estrangeiros precisam passar por um exame de proficiência em inglês e atingir uma nota mínima exigida pela universidade (6.5 no IELTS ou o equivalente no TOEFL).
As universidades de Cambridge, Durham e Bath, do Reino Unido, são exemplos de instituições com excelentes cursos de Sociologia. A reputação da universidade tem um impacto direto no seu diploma e nas suas chances profissionais. No entanto, instituições renomadas, como a britânica Cambridge, costumam ter processos seletivos extremamente concorridos e requisitos de admissão bastante exigentes.
Opte por uma universidade que ofereça estágios como parte obrigatória da grade curricular e que mantenha contato com instituições e associações, facilitando a construção de um sólido networking durante o curso.
Antes de se inscrever, avalie o valor do curso e o custo de vida na região da universidade. Pesquise sobre o transporte público, moradia, alimentação e lazer. Se você achar que não terá recursos financeiros suficientes para bancar a experiência, procure por opções de bolsas de estudo disponíveis em diversas universidades internacionais.
E, por último, escolha uma universidade que se empenhe em manter a qualidade de vida e o bem estar de seus estudantes. Existem opções de clubes estudantis? São oferecidos serviços de suporte para facilitar a adaptação? Como é a cena social e cultural da universidade?