Topografia refere-se à profissão que determina as medidas entre dois pontos de uma superfície ou acidentes geográficos. Os topógrafos têm um papel fundamental no desenvolvimento e na preservação territorial e também na determinação de novas construções.
Atualmente, os profissionais da área são necessários em inúmeros projetos, desde planejamento urbano e construções à preservação de patrimônios históricos. Há várias oportunidades de carreiras para quem opta estudar a Topografia academicamente.
Você gosta de analisar diferentes tipos de estrutura? Quer construir uma carreira no setor de construção? Gosta de estudar geologia e geografia? Se suas respostas foram afirmativas, talvez um curso de topografia seja perfeito para você.
Os estudantes desta área costumam ter habilidades naturais em matemática e ciências e também interesse por geografia. Além disso, aprenderão as especificidades de cada divisão da topografia: a topometria (medida das distâncias e dos ângulos), a topologia (análise dos dados coletados com a topometria), a taquiometria (diferenças de nível), e a fotogrametria (fotografias do revelo). O curso será metade teórico e metade prático, com, possivelmente, um estágio obrigatório.
Há várias opções de carreira para quem se forma em Topografia. O trabalho do topógrafo se faz necessário em construções e reformas de todos os tipos, em projetos viários, edificações, urbanizações, entre muitos outros. O profissional pode escolher seguir o ramo da consultoria, no mercado imobiliário, no levantamento cartográfico, com a análise de imagens geradas por satélite, em secretaria de Meio Ambiente, com projetos de preservação, etc.
A Topografia é oferecida no exterior como cursos técnicos, graduações e pós-graduações. As graduações costumam durar, pelo menos, três anos. Envolvem disciplinas exatas (matemática e física, por exemplo) e outras matérias básicas da área como geografia, geologia, desenho topográfico, urbanismo, entre outras. O curso pode exigir trabalhos práticos ou um estágio supervisionado. As pós-graduações têm duração mínima de um ano (dependendo se o seu curso for um mestrado ou um doutorado) e pode ter diferentes especializações, como negócios imobiliários, construção, ciências espaciais, meio ambiente, entre outras.
Cada instituição estipula os seus próprios requisitos de admissão, que irão variar de acordo com o país, a área de estudo e o nível acadêmico. No entanto, para ser admitido no exterior, você vai precisar da nota mínima 6.5 na prova IELTS, ou o equivalente em outro exame padrão de proficiência em inglês.
A reputação da universidade tem impacto direito no seu diploma e na sua futura carreira. Por isso, é muito importante pesquisar muito bem antes de se inscrever em algum curso. Procure saber se a universidade é reconhecida por algum órgão ou associação oficial e se o curso foi avaliado em rankings universitários. Veja também se a universidade mantém parcerias com empresas e organizações que possam oferecer oportunidades profissionais aos estudantes.
Em seguida, saiba quais são os requisitos de admissão exigidos pela universidade. Você conseguirá providenciar todos os documentos? Encaixa-se no perfil do curso? Será capaz de bancar a experiência no exterior? Se você achar que não conseguirá pagar o curso, pode procurar por bolsas de estudo e assistências financeiras oferecidas pela universidade.
Por último, escolha uma universidade que se empenhe em manter o bem estar e a satisfação de seus estudantes. Ela oferece serviços de suporte ao estudante internacional? Preocupa-se com a sua adaptação? Tem diferentes clubes e organizações estudantis? Organiza eventos culturais e sociais? Procure saber também sobre a região onde a instituição está localizada: transporte público, segurança, moradia, alimentação, lazer, etc.