O curso para formação de professores é destinado a treinar profissionais da área de educação visando o ensino em sala de aula. O curso aborda as teorias envolvidas no desenvolvimento de habilidades e técnicas de planejamento de aula, além de como promover um aprendizado mais efetivo.
É importante que os estudantes sejam entusiasmados por ensinar e, além disso, demonstrem um profundo conhecimento sobre a matéria que irão ministrar, já que o curso de formação de professores focará nos aspectos práticos de como ensinar, e não no aprimoramento do conhecimento da matéria.
Você gosta de trabalhar com pessoas? Você busca por uma carreia de professor? Você gosta da área que escolheu para estudar? Se sim, então o curso para formação de professores é ideal para você.
Os caminhos profissionais disponíveis para aqueles qualificados com formação de professor dependem da linha escolhida para se especializar durante os estudos. Muitos dos graduados desta área optam por lecionar tanto no ensino infantil e fundamental, como no ensino médio, lecionando uma matéria específica.
Se você é do tipo aventureiro, então este curso lhe proporcionará a oportunidade de viajar, especialmente se sua língua nativa for uma das línguas mundiais, como inglês ou espanhol.
O salário inicial de um professor recém-formado varia muito de lugar para lugar, mas para aqueles que quiserem aumentar sua renda, há sempre a opção de ganhar dinheiro como freelancer, através de aulas particulares de reforço para alunos com dificuldades escolares.
A competição para entrar no curso é grande. Os graduados precisam boas notas e devem ter alguma experiência em sala de aula através de trabalho voluntário. Se você quiser cursar uma pós-graduação, você deve ter média final alta em uma graduação anterior. Aqueles que querem estudar uma graduação devem ter notas altas em cursos avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalente.
É importante que os alunos em potencial demonstrem fluência em inglês. Os estudantes nativos devem ter no mínimo nota C em um curso avançado de inglês, e os estudantes estrangeiros precisam fazer um teste do IELTS e obter nota mínima de 6.0 (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL). É importante notar que o governo de alguns países está procurando inserir línguas modernas, como francês e espanhol, na grade escolar de escolas infantis, fazendo com que as possibilidades de carreiras aumentem para quem tem formação como professor.
As avaliações do curso serão de caráter prático e teórico, e você deverá assistir aulas expositivas, além de também trabalhar em um ambiente mais prático, lecionando dentro de uma sala de aula. O foco será em como ensinar e não em aprofundar seus conhecimentos acadêmicos.
O impacto da escolha de sua universidade na sua experiência educacional pode ser dividida em duas partes. A primeira será no local onde você vai morar, por isso, participe dos dias de visita abertos das universidades e tente conhecer o local; no entanto, devido a natureza do curso, a localização também irá influenciar nos seus futuros ganhos de acordo com as ofertas de trabalho. Você deve tentar encontrar um lugar agradável e que também lhe ofereça a maior gama de experiências práticas possíveis, além de ter possibilidades de emprego disponíveis depois da graduação.
Quando estiver escolhendo um curso voltado ao ensino, uma das perguntas que você precisa fazer é: qual a área que mais lhe fascina? Você irá estudar por no mínimo um ano e espera-se que tenha uma longa e bem sucedida carreira como professor, por isso é importante que você escolha um especialização apropriada. Você quer trabalhar com crianças? Estudantes do ensino médio são mais a sua área? Independente de quem você vá ensinar, há uma grande quantidade de cursos para se escolher.
É claro que o valor das taxas e as notas exigidas no processo de seleção também devem ser levados em consideração quando estiver decidindo onde estudar no exterior. O curso de formação de professores é muito competitivo, por isso é importante que você tenha a nota mínima exigida para ser aceito, assim como experiência de trabalho relevante. Ao mesmo tempo, é importante que você faça um planejamento financeiro de como irá pagar seu curso. Se você está com problemas financeiros ou ainda está aguardando o financiamento, há uma série de bolsas de estudo e ajudas de custo disponíveis para estudantes.