As performances teatrais e as artes dramáticas são um meio de expressão artística. O nome "artes performáticas" surgiu em 1711 para classificar a grande variedade de métodos de performance física, desde dança e mímica ao teatro e música.
O período inicial de popularização das artes performáticas aconteceu no século VI a.C., quando, na Grécia Antiga, a dança e a música foram incorporadas às performances com poesia e prosa. Esta tradição foi revivida no século XV na Renascença italiana, levando às Mascaradas, entretenimento cortês na Europa do século XVI, e ao surgimento de companhias e peças teatrais conhecidas até hoje, como as escritas por William Shakespeare.
Graças ao desenvolvimento das novas mídias, o teatro e as artes dramáticas são um meio de expressão em constante evolução, permitindo que os artistas contemporâneos expandam as barreiras da área e estabeleçam novas e inovadoras formas de se expressar.
Você é criativo e adora se apresentar? Você sabe o que cada movimento pode transmitir? Gosta de achar diferentes maneiras de se expressar? Sente-se confortável para falar em público? Se as suas respostas foram afirmativas, então pode considerar um curso acadêmico na área de Teatro e Drama.
No entanto, apesar da paixão pela área ser essencial, os estudantes precisam também ter interesse em conhecer novas culturas e aprender o papel das performances em cada uma delas. Como parte do curso, os estudantes trabalharão em projetos individuais e em equipe, e se apresentarão para plateias. Por isso, aqueles que optam por essa área acadêmica costumam ser confiantes e comunicativos.
Muitos estudantes que escolhem uma graduação de teatro e outras áreas relacionadas têm intenção de seguir carreiras nos palcos. Apesar de ser uma indústria bastante competitiva, costuma ser também lucrativa para aqueles que conseguem se firmar como profissional no ramo - seja no teatro, na TV ou no cinema.
Com a graduação, outros estudantes acabam se tornando professores de artes performáticas, em escolas específicas da área, em cursos acadêmicos, no ensino fundamental, dando aulas particulares ou então pelas secretarias de cultura do governo. Há também opções de companhias teatrais, que costumam contratar membros com formação acadêmica para integrar os seus grupos de atores.
Como a dança, a moda e qualquer outra disciplina que envolva a criatividade, o processo seletivo de graduações relacionadas às artes performáticas pode ser um pouco mais complicado por envolver um teste prático, além de todos os requisitos de admissão recorrentes. Isto é, os estudantes precisam passar por uma audição para demonstrar suas qualidades como artistas.
Os estudantes que não possuírem o inglês como língua nativa precisam fazer um exame padrão de proficiência em inglês e atingir uma nota mínima exigida pela universidade - geralmente, 6.0 no IELTS ou o equivalente em outra prova, como o TOEFL.
Uma graduação básica de Teatro e Artes Cênicas dura no mínimo três anos, e permite o estudo de uma série de técnicas. Já uma pós-graduação costuma durar de um a três anos, e o conteúdo é bem mais focado em uma área específica, levando à especialização. E apesar de conter disciplinas teóricas na grade curricular, os cursos de teatro são bastante ligados ao aprendizado prático.
Antes de escolher o seu curso, é preciso levar em consideração a localização da universidade. Você irá morar de meses a anos no exterior, por isso, precisa escolher um lugar onde se sinta bem. Pesquise sobre o transporte público, o custo de vida, e também se há teatros e uma forte cena cultural na região.
A indústria do teatro e das artes cênicas pode ser bastante competitiva. Se você quer construir uma carreira no teatro ou no cinema, procure por instituições de ensino superior que são reconhecidas pela indústria e que possuam uma boa reputação entre diretores de elenco e agentes. Além disso, verifique se a universidade mantém contatos com companhias e agências da área, possibilitando aos seus estudantes oportunidades profissionais durante o curso e após a sua conclusão.
E, é claro, avalie os valores dos cursos. Você será capaz de bancar os seus estudos no exterior? E o custo de vida? Antes de se inscrever no processo seletivo, reveja a sua situação financeira e procure por bolsas de estudo ou ajudas financeiras oferecidas pelas instituições.