Estude Medicina Veterinária no exterior

SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO

  • SOBRE ESTA ÁREA DE ESTUDO
  • ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?
  • CARREIRAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA
  • ONDE ESTUDAR?
Veterinary Medicine

A medicina veterinária é o ramo da medicina que lida com o estudo, prevenção e tratamento de animais doentes. É uma indústria antiga, sendo o primeiro livro sobre veterinária escrito em 500 d.C. (no entanto, esta ciência estava presente na sociedade muito antes disso, com hieróglifos egípcios retratando trabalhadores treinados prestando atendimento médico para seu gado).

Desde então, houve uma mudança significativa no papel daqueles que estudam a ciência veterinária e, atualmente, a maioria dos veterinários optam por tratar animais domésticos como cães e gatos. No entanto, está não é a única oportunidade para aqueles com diploma em medicina veterinária: muitos graduados se especializam no tratamento de animais exóticos, o que pode oferecer várias oportunidades de viajar.

ESTE É O MELHOR CURSO PARA MIM?

O mais importante a se considerar quando for decidir se medicina veterinária é o curso certo para você é sua ligação com os animais. Ao longo do seu tempo como estudante, você vai ter contato com diversos animais, por isso, é vital que você goste de todas as espécies.

A medicina veterinária é um tema complexo e incrível; alguns dizem que é até mais difícil que estudar medicina humana. Como parte do seu curso, você vai aprender sobre um grande número de doenças de várias espécies. Você também vai ter que se dedicar por várias horas de atividades fora da sala de aula e fazer estágios durante suas férias.

São poucas as escolas veterinárias reconhecidas oficialmente pelo mundo e todas exigem ótimas notas. Aqueles que têm histórico com boas notas acadêmicas, estão dispostos a se dedicar muito e gostam de animais, vão achar a ciência veterinária um curso fascinante e gratificante.

CARREIRAS EM MEDICINA VETERINÁRIA

Apesar de a ciência veterinária ser um curso exigente, ele é muito concorrido; isso significa que há várias opções de carreira e depois da graduação. A maioria dos estudantes vai trabalhar como veterinários de uma forma ou de outra, sendo com animais domésticos ou animais de trabalho.

Para os estudantes mais aventureiros, um diploma em ciência veterinária oferece oportunidades de viajar e trabalhar com animais exóticos.

Ao mesmo tempo, há os graduados que decidem não trabalhar como veterinários e optam então pelo campo das pesquisas ou áreas relacionadas à conservação, especialmente na pesquisa biomédica.

CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA

Com várias opções de carreira, a alta concorrência para se entrar em um curso de veterinária não é nenhuma surpresa. O tempo médio para se conseguir o diploma é de cinco anos, com os cursos de pós-graduação durando no mínimo um ano. Algumas instituições permitem a possibilidade de estender o curso por mais um ano para que o aluno se especialize em uma área específica. A Universidade de Cambridge, por exemplo, oferece cursos com no mínimo seis anos de duração.

Entre as universidades, há pouca discrepância nas exigências de entrada para a graduação. Se você não for um falante nativo de inglês, você deve obter nota mínima de 6.5 no teste do IELTS (ou o equivalente em outra prova de proficiência em inglês, como o TOEFL), além de ter notas excepcionalmente altas em química, matemática e biologia. Algumas universidades também exigem dos candidatos façam o teste de admissão em biomedicina, para verificar se são adequados para o curso.

A maioria das universidades que oferecem cursos de ciências veterinárias esperam os alunos internacionais tenham notas A nos cursos preparatórios avançados (os chamados A-levels, no Reino Unido) ou equivalentes para que possam ser aceitos nos cursos de graduação. Para os cursos de pós-graduação será exigida média final de 2.1 em um bacharelado (com aproveitamento de 70-79%) antes do inicio dos estudos.

ONDE ESTUDAR?

Um dos benefícios de se decidir onde estudar medicina veterinária é que são poucas escolas para se escolher. O problema é que todos estes estabelecimentos têm exigências de entrada e módulos similares e há grande competição para ser aceito. A situação na Austrália, Irlanda e Nova Zelândia é muito parecida com a do Reino Unido, com instituições de igual prestígio e nível de exigência, por isso, vale a pena considerar estes cursos.

Outra consideração a ser levada em conta é o custo do curso. Como o curso de veterinária pode durar até 6 anos, é importante se planejar financeiramente. Em países do centro europeu, as taxas e custos de vida são geralmente baixos, enquanto que nas escolas de veterinária na Austrália optam por cobrar mais caro.

Também é importante que, se você estiver se candidatando para estudar longe de casa, você verifique se suas qualificações são validas no seu país de origem. Muitos países vão permitir a prática dos veterinários se eles forem formados em instituições com boas reputações, mas não custa nada se certificar.

E o mais importante é escolher um local em que você se sinta feliz durante seus estudos, principalmente se você está saindo de casa. É importante que você descubra não só os benefícios acadêmicos de estudar numa determinada instituição, mas também se a cultura local vai acrescentar lazer aos seus anos universitários. Onde quer que você decida estudar, seu diploma irá custar muito dinheiro, por isso se certifique que você vai aproveitar ao máximo seu tempo como estudante.

E é claro, caso você esteja com problemas financeiros, há uma série de bolsas de estudos e financiamentos disponíveis.

Quais cursos de Medicina Veterinária são oferecidos?

1

Ciências Veterinárias

2

Estudos De Psicologia / Comportamento Animal

3

Enfermagem Veterinária

4

Serviços Veterinários

Top 10 destinos de estudo para Medicina Veterinária

1
211
Estados Unidos
4,811 VISUALIZAÇÕES Ver 157 cursos
2
32
Canadá
4,430 VISUALIZAÇÕES Ver 16 cursos
3
9
Austrália
3,365 VISUALIZAÇÕES Ver 16 cursos
4
210
Reino Unido
3,198 VISUALIZAÇÕES Ver 52 cursos
5
154
República da Irlanda
744 VISUALIZAÇÕES Ver 4 cursos
6
134
Nova Zelândia
730 VISUALIZAÇÕES Ver 10 cursos
7
90
Itália
412 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
8
190
Suíça
158 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
9
93
Japão
142 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso
10
174
Espanha
122 VISUALIZAÇÕES Ver 1 curso